As Clínicas Odontológicas da Univale foram inauguradas no ano de 1975, atendendo as demandas e prestando atendimentos à comunidade de Governador Valadares e região, vinculadas ao curso de Odontologia. São seis clínicas de graduação e uma clínica de especialização com equipamentos e cadeiras odontológicas, equipadas com aparelho de RX.
São realizados procedimentos de promoção da saúde, prevenção e restauração nas diversas especialidades da Odontologia, como:
Sob a supervisão de professores mestres e doutores, de acordo com a demanda dos pacientes, são atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos com procedimentos de baixa e média complexidade. Além disso, nos espaços das clínicas são realizados projetos de pesquisa, extensão e estágios, permitindo que o estudante interaja com a comunidade e transformem a realidade de muitos por meio da reabilitação da saúde bucal e da melhoria da qualidade de vida.
Conheça os projetos relacionados às Clínicas Odontológicas da Univale:
Ativa desde março de 1996, o Programa Bebê Clínica tem o objetivo de promover a saúde bucal para crianças de zero a 36 meses de idade. Por meio de um trabalho educativo e curativo da prevenção e controle da cárie, o projeto presta atendimento ao público de maneira que os profissionais envolvidos passam a conhecer os aspectos que influenciam no desenvolvimento da criança, como o seu o círculo familiar e social.
O programa visa orientar os pais e responsáveis a prestar atendimento clínico preventivo e curativo nos bebês, assumindo um compromisso profissional e social. Além disso, a Bebê Clínica realiza o atendimento de bebês que não têm acesso a uma atenção odontológica particular. São realizados os seguintes procedimentos no atendimento clínico do paciente:
A Clínica de Odontopediatria da Univale funciona desde a criação do curso de Odontologia e atende crianças de 4 a 12 anos. O tratamento odontológico do paciente infantil acontece de forma humanizada, envolvendo a criança, sua família e o cirurgião-dentista. A clínica realiza o acompanhamento preventivo, interceptivo e curativo, contribuindo para a promoção da saúde de uma forma global. Além disso, a Odontopediatria busca distinguir o normal do patológico nas doenças próprias da primeira infância, interpretando o quadro clínico bem como o tratamento. O procedimentos realizados:
O PAOPE foi implantado no ano de 1995 com o objetivo de prestar assistência odontológica especializada aos pacientes com deficiência intelectual “pura” ou associada a outras patologias, como Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância, Síndrome de Down , Transtorno do Espectro Autista, entre outras.
Atualmente, existem 1.808 pacientes cadastrados de todas as faixas etárias que contabilizam, anualmente, cerca de 1.000 procedimentos odontológicos realizados por alunos estagiários e/ou extensionistas sob a supervisão de professores e com apoio de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico de Saúde Bucal (TSB). Além disso, são realizados atendimentos por professores e profissionais nas áreas de:
São cerca de 53.098 procedimentos realizados desde o ano de 2000 e, muito além da prestação de serviço, o PAOPE é um espaço de pesquisa e extensão de acordo com as diretrizes institucionais.
A Clínica de Traumatismo Dentário foi criada em junho de 2021, com o objetivo de atender crianças, jovens e adultos que sofreram algum trauma dental como fraturas, avulsão, luxação e concussões dentais. A clínica multidisciplinar está envolvida com diversas especialidades:
O Programa de Odontogeriatria iniciou suas atividades em fevereiro de 2001, prestando atendimentos odontológicos às pessoas com 60 anos ou mais de Governador Valadares e região. O seu objetivo é proporcionar uma atenção integral à saúde bucal do idoso, por meio de ações de prevenção, promoção e reabilitação, garantindo qualidade de vida para a comunidade beneficiada.
Os procedimentos executados pelo programa são:
Também são ofertadas atividades de educação para a saúde bucal que orientam o autocuidado.
A participação do Curso de Odontologia na rede de assistência do projeto Rede Solidária teve início no ano de 2018. Neste projeto são atendidos funcionários e familiares das associações de catadores de recicláveis ASCANAVI e ASCARF, sendo acolhidas crianças, jovens, adultos e idosos. Os professores que atuam no projeto são das áreas de Pediatria, Geriatria, Prótese, Endodontia, além de outras especialidades quando se faz necessário.
Os atendimentos são realizados por uma equipe de alunos dos 7º e 8º período que já vivenciaram, até o momento, todas as especialidades clínicas que abrangem os procedimentos a serem realizados. O Projeto tem o intuito de restabelecer a saúde oral dos atendidos, de forma integral e humanizada, tendo foco no bem estar bio-psico-social dos atendidos.
As atividades do projeto Saúde e Acautelamento tiveram início em março de 2020, desenvolvidas com adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 13 a 18 anos, em cumprimento de medida de privação da liberdade e dos Servidores, com 18 anos ou mais de ambos os sexos, que desempenham atividade laboral no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis.
O projeto tem como objetivo proporcionar a inclusão, acesso e assistência à saúde bucal de adolescentes em privação de liberdade. São executados diversos tipos de procedimentos odontológicos: