Data: 12/1/2025
Veículo: Folha de Dourados
Editoria: Internacional
Título: Como brasileiros se preparam para a política de deportação de imigrantes da nova era Trump
Desde a eleição de Donald Trump, em novembro, um clima de incerteza ronda os brasileiros indocumentados nos Estados Unidos. O republicano se elegeu com a promessa de deportar até 1 milhão de imigrantes por ano – nos quatro anos em que foi presidente, sua gestão deportou ao todo 1,5 milhão. Agora, a proximidade da posse preocupa os brasileiros irregulares no país, que temem que políticas mais rígidas acabem com seu “sonho americano”.
Para a socióloga e professora da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) Sueli Siqueira, que estuda a migração dos brasileiros para os EUA, a argumentação de que só “criminosos” seriam afetados pela política de Trump não faz sentido. “Não foi o que aconteceu [no último mandato]”, avalia. Siqueira ressalta que tratar o migrante “de forma desumana”, “como criminoso, e não como um trabalhador” é visto como estratégia para tentar “desestimular a continuidade do fluxo [migratório]”.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios