Docente nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e de Pedagogia da UNIVALE, o professor Thiago Martins Santos representou a universidade no 12º Congresso Latino-americano de Ensino de Biologia e Educação Ambiental, realizado em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 25 e 27 de setembro. Na ocasião, Thiago apresentou o trabalho “Por uma outra Educação Ambiental das águas: a experiência do Curso d’água”, produzido em coautoria com Bruno Capilé e Cristiane Mendes Netto, que também lecionam na UNIVALE e fazem parte do Observatório Interdisciplinar do Território (Obit), laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).
“Foi um rico encontro de professores, estudantes e pesquisadores dos campos do Ensino de Biologia e da Educação Ambiental que desenvolvem estudos a partir de realidades e questões educacionais da América Latina. Possibilitou trocas de contatos e conhecimento sobre as recentes produções desses dois campos, que se relacionam fortemente”, comentou o docente, sobre a participação no Congresso realizado na Colômbia. O trabalho apresentado, explicou Thiago Santos, demonstra a experiência de um curso de extensão elaborado na perspectiva das relações entre água, sociedade e Educação Ambiental.
O debate no Congresso Latinoamericano de Educação Ambiental, acrescentou o professor, considerou a dimensão social dos ambientes aquáticos, sob a perspectiva do território hidrossocial e do ciclo hidrossocial, como alternativas à noção de ciclo hidrológico, comumente utilizada em materiais didáticos de Biologia e de Educação Ambiental. A ação realizada proporcionou reflexões e aprendizagens que enfatizam a relação intrínseca entre água e sociedade e possibilitam outra Educação Ambiental das águas.
Os resultados apresentados na Colômbia estão no trabalho “Curso d’água: território de rios, cidades e pessoas”, que relata a experiência do curso de extensão “Curso d’água”, realizado pelo Obit a partir do projeto de pesquisa “História ambiental das transformações das paisagens ribeirinhas e das relações socioecológicas no Rio Doce, Governador Valadares, MG”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O perfil dos 41 inscritos no curso foi diverso, estando entre eles professores de educação básica, pós-graduandos e interessados na temática, advindos de diversas partes do Brasil. O curso foi on-line e gratuito, composto por atividades síncronas e assíncronas, totalizando 30 horas. Os encontros aconteceram de modo remoto nas noites de segundas e terças-feiras de novembro de 2023”, complementou Thiago.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios