Evento foi planejado para marcar o Jubileu de Ouro do curso de Odontologia na universidade
A fundação da Faculdade de Odontologia de Governador Valadares, uma das instituições que deram origem à UNIVALE, marca o início de cinco décadas de excelência no compromisso com a saúde bucal da região. A abertura do 1º Congresso de Odontologia da UNIVALE, na manhã de terça-feira (9), celebrou os 50 anos de tradição do curso, um dos pioneiros na oferta de ensino superior em Valadares.
Ao dar abertura ao Congresso de Odontologia, a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destacou que o curso da instituição é uma referência nacional por garantir uma formação humanizada e a serviço da comunidade. “Celebramos não apenas a trajetória de um curso, mas a história de profissionais, professores e alunos, que ao longo de meio século têm transformado vidas e fortalecido a saúde da nossa sociedade. Há 50 anos nosso curso tem um propósito claro, de formar cirurgiões-dentistas capazes de unir teoria e prática, conhecimento técnico e sensibilidade humana, sempre pautados em princípios éticos e científicos. Essa missão tem sido cumprida com excelência, com a absorção de nossos egressos pelo mercado de trabalho”, afirmou a reitora.

O coordenador do curso, professor Cláudio Machado, pontuou que o Congresso foi planejado para marcar o Jubileu de Ouro da Odontologia na universidade. “O curso nasceu em 1975, fruto de uma visão pioneira e que compreendeu a importância da Odontologia para a saúde da população de Governador Valadares e de toda a região. De lá para cá, foram cinco décadas de dedicação, trabalho e compromisso com a formação profissional competente, ética e humana”, declarou Cláudio.
Você pode se interessar por:
Entre os parceiros na realização do Congresso está a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), cujo presidente em Valadares, Celso Rios, também é professor na UNIVALE. Ele salientou que a ABO é parceira da universidade na oferta de cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento em especialidades odontológicas. “Essa parceria foi enxergada pela UNIVALE como necessária para enfrentar novos desafios de mercado. Diante desse quadro, estamos aqui representando a pós-graduação da instituição, junto com a ABO, construindo um novo futuro e novas oportunidades”, disse Celso.
O Congresso segue até sexta-feira (12), com palestras, workshops e exposição de trabalhos acadêmicos. Para o delegado do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), Eduardo de Abreu Fernandes, a programação do evento reflete a evolução constante da profissão, com aprendizado, trocas de experiência e fortalecimentos de laços entre profissionais. “Ao longo de cinco décadas, a UNIVALE tem sido um pilar fundamental na formação de profissionais comprometidos com a saúde bucal e o bem-estar da comunidade. E este Congresso é uma oportunidade única para refletirmos sobre o legado construído e projetarmos o futuro da Odontologia”, avaliou Eduardo.

