Entre os dias 11 e 14 deste mês, o curso de Enfermagem da UNIVALE participou do 19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (Senaden), do 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden) e do 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (Cobesm), em Goiânia-GO. Os eventos foram promovidos pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) Nacional, juntamente com a Aben – Seção Goiás.
Com o tema “Qualidade da formação e da prática em Enfermagem: identidade profissional, inovação, diversidade e bem viver”, o evento reuniu enfermeiras e enfermeiros docentes, pesquisadores, além de técnicos e estudantes da área, durante quatro dias de programação.
Com mais de 1.500 participantes de todo o Brasil e de outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa, o curso da UNIVALE foi representado pelo coordenador, professor Micael Alves dos Santos, que também é diretor de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem na Aben-MG; pela professora Ana Maria de Souza Germano; e pelos estudantes do 7º período, Diogo Marçal, Gabrielle Alves, Gabrielly Rocha, Julia Santana e Lara Brito.
Durante a programação, que contou painéis temáticos, momentos culturais, apresentações de trabalho e reuniões de trabalho, o curso da UNIVALE também marcou presença em algumas atividades. O estudante Diogo Marçal, orientado pelo professor Micael Alves e pela professora Sheila Furbino, apresentou o trabalho “A formação em Enfermagem no contexto da equidade em Saúde: um relato de experiência na educação permanente em saúde para trabalhadores (as) do SUS”. O trabalho é um relato de experiência, a partir de um projeto de extensão desenvolvido no curso durante o primeiro semestre de 2024.
Já o professor Micael, além de apresentar dois trabalhos relativos ao seu mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, também visitou a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás para trocar experiências em projetos no ensino e na extensão, e ainda participou do “Encontro de escolas e coordenadores de cursos de graduação de Enfermagem”, com docentes de todo o país.
Micael considera que essa foi uma oportunidade singular para inserir o curso e os estudantes em eventos nacionais da robustez do Senaden, Sinaden e Cobesm. “Para além da produção científica, há a oportunidade inigualável de compartilhamento de experiências, de novas aprendizagens e desenvolvimento do próprio curso”, avaliou o coordenador.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios