Na última terça-feira (21), professores da Universidade Vale do Rio Doce se reuniram para o I Fórum de Pesquisa, promovido pela Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu (APPG) em parceria com o Setor de Gestão Pedagógica (Gepe), e com o apoio da Assessoria de Comunicação Organizacional (Ascorg) e UNIVALE TV. O evento teve como objetivo ampliar conhecimentos sobre a importância e funcionamento da pesquisa, que é um dos três pilares da universidade, ao lado do ensino e da extensão.
“Além da apresentação de documentos que norteiam e regulamentam a pesquisa na universidade, durante o encontro foram discutidas questões relativas à institucionalização dos projetos de pesquisa, atividades de iniciação científica, grupos de pesquisa certificados no CNPq, parcerias com outras Instituições de Ensino Superior, captação de fomento externo e possibilidade de atuação voluntária nos projetos”, comentou a assessora de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da UNIVALE, professora Elaine Pitanga.
Durante o Fórum de Pesquisa, as professoras Mônica Valadares e Paula de Oliveira Braga, coordenadoras do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso Animal (Ceua), respectivamente, explicaram o funcionamento de ambos os setores na Universidade. Ainda houve a apresentação dos canais de publicização da ciência na universidade, entre eles a página voltada à pesquisa: https://www.univale.br/pesquisa.
Presente ao evento, a reitora da Universidade, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, avaliou que a produção de pesquisa gera crescimento e desenvolvimento para toda a comunidade acadêmica. “Debruçarmos sobre a pesquisa é entendermos seu real valor científico e, por conseguinte, seus benefícios para a humanidade. A existência de uma universidade não tem sentido sem a pesquisa. Desde a sua fundação, a Univale investe para oferecer todas as ferramentas para que nossos alunos e professores desfrutem das melhores oportunidades e possam, de fato, transformar vidas por meio da educação superior”, declarou a reitora.
Para o professor Edmarcius Carvalho Novaes, o fórum foi um momento importante para socializar conhecimentos. “É importante para que a comunidade acadêmica fique sabendo como acontece a pesquisa na Univale, sabendo quais são os critérios, os núcleos e os grupos de pesquisa, como é possível participar e qual a contribuição que a pesquisa traz para a comunidade, atendendo demandas sociais”, disse Edmarcius.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios