A 2ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social contou com a participação de gestores municipais e da sociedade civil, com o objetivo de eleger cinco novos representantes da comunidade para compor o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. Dez entidades se inscreveram para representar a sociedade civil no Conselho, inclusive a UNIVALE. No total, foram contabilizados 410 votos válidos. A UNIVALE obteve o segundo lugar, ao receber 67 votos, e agora integra o Conselho Municipal de Transparência.
“É importante, como representatividade da sociedade civil organizada, que a Fundação Percival Farquhar (FPF, mantenedora da UNIVALE) se faça presente em todas as instituições e eventos públicos que trazem benefício à nossa comunidade. Portanto, como representantes da nossa comunidade, poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais transparente, mais adequada e em mais conformidade com nossas normas”, avaliou o controller da FPF e da universidade, Célio Menezes.

O controlador-geral do Município, Nilton Porcaro, espera que os integrantes do Conselho Municipal contribuam para garantir transparência à administração pública. “É uma conferência que visa eleger o Conselho Municipal de Transparência, que é composto por cinco membros efetivos e suplentes da administração pública e cinco membros efetivos e suplentes das entidades privadas. Depois da eleição desses membros, com o Conselho pronto, nós vamos trabalhar, estudar e construir toda a transparência pública do município de Governador Valadares”, declarou o controlador.
Você pode se interessar por:
Para o prefeito Coronel Sandro, a Conferência representa um momento importante para a sociedade civil ter oportunidade de fiscalizar e monitorar o uso dos recursos públicos. “É importante que haja transparência, as pessoas precisam saber como o recurso público está sendo utilizado. E esta Conferência de Transparência e Controle Social serve para fazer com que isso seja difundido, e também para aprimorar os controles, discutir novas ideias, elegendo o novo Conselho. Eventos como esse só tendem a contribuir para que a gestão pública, seja do município, da União, ou de Estado, seja mais eficiente”, afirmou o prefeito.

A Conferência foi marcada também por uma palestra sobre transparência pública, ministrada pelo juiz de Direito, Vinícius da Silva Pereira. “Nós abordamos aqui na palestra os mecanismos de fiscalização para a população em geral. Não só servidores públicos, ou aqueles que detêm um conhecimento mais técnico sobre administração pública e contas públicas, mas também o cidadão em geral. Como cada cidadão pode fiscalizar e exercer esse papel de controle social, quais são os meios legais e onde pode pedir acesso a esse tipo de informação, sempre deixando claro que esse acesso à informação pública é um direito da população”, salientou o juiz.
Veja também a reportagem da UNIVALE TV sobre o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social:
