Aula magna do mestrado, com Djalma Thürler, coordenador da câmara interdisciplinar da Capes

Coordenador de área interdisciplinar da Capes visita UNIVALE e ministra aula magna do mestrado

09 agosto, 2024

Ao corpo docente do GIT, Djalma Thürler ofereceu orientações para a avaliação quadrienal da Capes

Coordenador adjunto da câmara interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o professor Djalma Thürler visitou a UNIVALE na quarta e quinta-feira (dias 7 e 8) para ministrar a aula magna do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) e conversar com professores da instituição. O tema abordado na aula foi a interdisciplinaridade nas ciências humanas e sociais. Ao conhecer as instalações da universidade, Djalma também conversou com o corpo docente do GIT sobre o processo de avaliação quadrienal que a Capes faz com cursos de mestrado e doutorado em todo o país.

Na aula magna, Djalma Thürler falou sobre o diálogo e as diferentes formas de produção do conhecimento. “A gente se forma em uma disciplina e dialoga pouco com outras áreas do conhecimento. Nossa cabeça é formada para pensar a partir daquele conjunto teórico, metodológico e crítico daquela área de graduação de origem. A área interdisciplinar necessariamente nos obriga a pensar a partir de um conjunto de teorias de áreas diferentes, saindo dessa relação mais tradicional de conhecimento para um conhecimento mais holístico da junção de várias áreas, o que gera quase sempre um conhecimento inovador. E essa é uma palavra chave para a gente”, afirmou o professor.

Djalma Thürler, coordenador da câmara interdisciplinar da Capes

Ao corpo docente do GIT, Djalma ofereceu orientações para a avaliação quadrienal da Capes. “Todo programa de pós-graduação é avaliado de quatro em quatro anos, e estamos finalizando o último ano desse período quadrienal. Às vezes os programas têm indicadores muito bons para mostrar, mas deixam de apresentar alguma coisa e não informam aquilo que o programa de fato é, e o programa deixa de ser avaliado como é de fato. O GIT precisa ter essa chance de mostrar o que é de fato, para que os avaliadores em Brasília vejam a verdadeira potência”, acrescentou.

Ao chegar à UNIVALE na manhã de quarta-feira, Djalma foi recebido pela reitora, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha. Ela destacou que é um momento de celebração para o mestrado, que completa 15 anos em 2024. Além de Djalma Thürler, vieram à universidade a professora visitante sênior nacional da Capes, Eunice Nodari (da Universidade Federal de Santa Catarina) e o professor visitante sênior internacional da Capes, Luiz Oosterbeek (do Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal).

Professores da Univale e da comitiva da Capes

“Este é um momento importante, porque comemoramos 15 anos do mestrado em Gestão Integrada do Território. E o professor Djalma traz toda sua experiência interdisciplinar, atuando nessa área na Capes, e vem partilhar essas experiências conosco. Também recebemos a professora Eunice Nodari e o professor Luiz Oosterbeek, que trabalham em programas interdisciplinares e contribuem com nosso mestrado em Gestão Integrada do Território. Inclusive o professor Oosterbeek participou da fundação do nosso mestrado. É um momento muito rico, passados 15 anos a gente se aprofunda ainda mais na interdisciplinaridade”, comentou a reitora.

Luiz Oosterbeek relembra que já colabora com a UNIVALE há 20 anos, e considera que o GIT tem promovido transformações importantes na instituição. O professor ainda convidou a UNIVALE a ser parceira na reestruturação do programa europeu de Gestão de Território, com várias universidades do continente. “É muito bom que a UNIVALE receba o professor Djalma. Aliás, em geral, as instituições de ensino superior precisam dialogar com seus colegas, e desse ponto de vista receber sugestões e melhorar. Essa é a cultura que a UNIVALE tem, então serão dias de trabalho bem interessantes. Eu venho de Portugal e estou muito interessado em perceber as perspectivas que aqui a Capes tem”, afirmou Oosterbeek.

Aula magna do mestrado em Gestão Integrada do Território