Além de detalharem as características de cada tipo de curso de pós-graduação, os professores sugeriram propostas de alterações do regimento da universidade
Os momentos de capacitação com os coordenadores de cursos sobre o regimento-geral da UNIVALE continuaram na segunda-feira (6), desta vez com o tema trilhas formativas, focado na pós-graduação e nas demais oportunidades de formação continuada oferecidas pela universidade. Esse encontro do ciclo de formação regimental foi conduzido pelos professores Maykon Dias Cezário (coordenador do curso de Agronomia) e Thalisson Artur Ribeiro Gomides (coordenador do curso de Farmácia).
Maykon e Thalisson abordaram os trechos do regimento da UNIVALE sobre as modalidades de formação continuada: pós-graduação lato sensu (especializações e residências) ou stricto sensu (programas de mestrado, voltados ao fortalecimento da docência, e doutorado, destinados ao fortalecimento da pesquisa), extensão, atualização, aperfeiçoamento, qualificação e cursos sequenciais.
“Nossos alunos graduandos, e até os já graduados, precisam cada vez mais melhorar a atuação e aperfeiçoar currículos. E cabe a nós fazer a divulgação desses cursos, desde a graduação. Conhecer essas possibilidades de pós nos ajuda a orientá-los melhor sobre isso. Outro ponto é nossa necessidade de abertura de cursos em pós-graduação, seja lato ou stricto sensu, devido à nossa realidade de mercado de trabalho e nossa localização regional. Nós precisamos propor cursos novos para a formação desse público aqui da UNIVALE, e conhecer essas possibilidades nos permite fazer propostas inéditas e eficazes”, destacou Thalisson.
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Além de detalharem as características de cada tipo de curso, os professores sugeriram propostas de alterações do regimento da universidade. Ao final da apresentação, os dois coordenadores dividiram seus colegas em grupos, em uma atividade para responder perguntas sobre os tipos de cursos de pós-graduação oferecidos na UNIVALE.
“É importante a gente analisar a pós-graduação e a educação continuada, porque os cursos de pós da UNIVALE nascem de propostas pensadas pelos coordenadores de cursos de graduação e seus respectivos professores. Um curso de pós-graduação está vinculado a um curso de graduação, e sua equipe de docentes que vai pensar uma proposta para submeter ao Núcleo Docente Estruturante e colegiado, até culminar em uma proposta fixa e objetiva para a pós-graduação. É muito importante que nós, coordenadores, estejamos engajados em viabilizar essas propostas futuras de pós”, avaliou Maykon.

