A Univale forma em dezembro deste ano a primeira turma do curso de Engenharia Civil na modalidade de Ensino a Distância (EaD), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) já assegurou que, logo após a colação de grau, os futuros egressos poderão solicitar o registro como engenheiros, com todas as plenas atribuições profissionais da categoria.
O coordenador do curso, professor Rondinelly Geraldo Pereira, explica que o registro só pode ocorrer após deferimento do pedido de cadastramento pela Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-MG. Geralmente, as instituições de ensino só fazem esse pedido após a formatura de suas primeiras turmas. No caso da turma EaD da Univale, ele frisa, o pedido foi antecipado, para que os formandos possam começar suas trajetórias profissionais assim que concluírem a graduação.
“O egresso solicita o registro junto ao Crea. Mas, para que seja concedido, a Universidade faz esse cadastro. Como é a primeira turma que vai formar, nós resolvemos já cadastrar o curso, para que os alunos não tenham que esperar. Algumas faculdades esperam o aluno formar para fazer esse cadastro”, afirmou o coordenador.
O professor Rondinelly acrescenta que esse cadastro junto ao Crea-MG, antes mesmo da primeira turma concluir o curso, é um reconhecimento à qualidade da formação dada pela Univale aos estudantes, nos mesmos padrões do curso presencial.
“Isso mostra o compromisso do curso com a formação dos nossos egressos, com uma matriz curricular elaborada de forma a atender as necessidades de formação do aluno. E também com esse ponto positivo, já que, a partir do momento que o aluno participar da colação de grau, estará apto a solicitar o registro como profissional no Crea”, declarou.