Sumário
Alunos e professores do curso de Agronomia da Univale desenvolvem o projeto da horta comunitária para possibilitar à população mais vulnerável uma qualidade alimentar e renda alternativa
A sustentabilidade e a busca por melhorias sociais estão mobilizando estudantes de Agronomia da Univale. Trata-se de um projeto de extensão com impactos em territórios e atuações macrossociais, ou seja, atende um grande número de pessoas e locais. Da capacitação para plantar e colher à renda e qualidade de vida humana: o projeto que cria hortas comunitárias em bairros carentes garante à população vulnerável uma nova fonte de alimentação e acesso a alimentos mais saudáveis.
A princípio, as atividades estão acontecendo em duas escolas públicas de Governador Valadares, a Escola Estadual Israel Pinheiro e a Escola Estadual Doutor Antônio Ferreira Lisboa Dias. As áreas das escolas onde serão feitas as hortas já foram limpas (por um mutirão comunitário) e as oficinas começarão a acontecer.
A ideia é expandir a iniciativa, pois, na prática, os futuros agrônomos realizam o projeto com a comunidade a partir do suporte técnico, abordando desde a identificação e escolha do solo à colheita e seleção dos produtos até o resultado final. Todo esse processo de produção é acompanhado pelos professores do curso, explica a professora e responsável pelo projeto, Janaína Gonçalves:
“A assistência com a população é oferecida por meio de reuniões, oficinas com demonstrações práticas das diversas etapas de cultivo (preparo do ambiente para plantio, produção de mudas, manejo da irrigação, compostagem, manejo de pragas, doenças e plantas espontâneas etc.), visitas para acompanhamento e orientações individuais, participação em atividades pedagógicas, entre outras demandas que podem surgir da comunidade”.
Para além do contexto técnico, que compartilha o conhecimento teórico e prático para cuidar da horta orgânica comunitária, os resultados conquistados superam aspectos econômicos e sociais. Com a própria produção das verduras e legumes, a alimentação da comunidade carente atendida preenche requisitos de produtos com melhor valor nutricional, entre outros benefícios. São eles:
- alimentação mais saudável;
- fonte de renda;
- integração social entre a comunidade;
- capacitação profissional;
- compromisso ético e social;
- sustentabilidade.
Como esse projeto pode ser solicitados?
As hortas comunitárias acontecem em escolas públicas ou instituições filantrópicas. Os responsáveis interessados podem entrar em contato pelo telefone (33) 3279-5926.
Horta comunitária: Agronomia além do ensino em sala de aula
A experiência proposta para os alunos a partir do projeto, além de gerar impactos positivos e mudanças sociais e econômicas, também é interdisciplinar, como pontua Janaína.
“A atuação supervisionada no projeto oportuniza aos estudantes uma aproximação com a realidade do profissional da Agronomia, contribuindo para a formação da sua identidade profissional”. A professora ressalta ainda que “por meio das diferentes formas de intervenção previstas no projeto, é possível desenvolver nos estudantes habilidades relacionadas à organização, comunicação e mobilização. Bem como construir e compartilhar conhecimentos, comprometidos com a formação de cidadãos conscientes, competentes e éticos.”