PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto de uma mão desenhando a logo do aplicativo Cuidar Bem Diabetes, projeto vencedor do 4º Palco de Ideias

Estudantes de Terapia Ocupacional vencem 4º Palco de Ideias com projeto para ajudar pessoas com diabetes tipo 2

13 janeiro, 2025

O projeto vencedor do 4º Palco de Ideias foi elaborado por quatro estudantes de Terapia Ocupacional para ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a manterem uma rotina com hábitos mais saudáveis. O Palco de Ideias é um evento que destaca os melhores projetos desenvolvidos durante a disciplina Cultura Empreendedora, cursada por alunas e alunos de todos os cursos da UNIVALE. As propostas devem apresentar soluções inovadoras, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem aplicadas até o ano 2030.

O foco do grupo foi trabalhar a meta 3.4, da ODS 3, que estabelece a redução em um terço da mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como a diabetes tipo 2. A solução proposta consiste em um aplicativo para dispositivos móveis, chamado Cuidar Bem Diabetes, que oferece lembrete de medicamentos, dicas de alimentação saudável e sugestões de exercícios físicos. O aplicativo também permite que os usuários recebam orientações de profissionais da saúde, tornando o cuidado diário mais fácil e prático. Com uma experiência personalizada, o Cuidar Bem Diabetes oferece conteúdos com base em dados individuais, como histórico de saúde e preferências alimentares.

Foto do grupo de estudantes de Terapia Ocupacional que venceu o 4º Palco de Ideias
Bruna Rocha, Henrique Alves, Natália Matias e Júlia Denadai, estudantes de Terapia Ocupacional que apresentaram a proposta vencedora do 4º Palco de Ideias

“Milhões de pessoas no mundo enfrentam a diabetes tipo 2. É uma doença crônica, que exige cuidado constante. No entanto, muitos desses pacientes têm dificuldade em manter uma rotina saudável, devido ao excesso de informações, falta de acompanhamento e organização. A oportunidade que identificamos é criar uma solução que facilite a gestão do diabetes no dia a dia. É como ter um assistente de saúde no bolso, o tempo todo”, explicou a aluna Bruna Rocha, que integra o grupo ao lado dos colegas Júlia Denadai, Henrique Alves e Natália Matias.

Montagem com fotos da professora Fenicia Lopes e do grupo de estudantes de Terapia Ocupacional que venceu o 4º Palco de Ideias
Professora Fenicia Lopes e o grupo vencedor do Palco de Ideias

Avaliado por uma banca examinadora, o aplicativo Cuidar Bem Diabetes foi escolhido o vencedor do Palco de Ideias, com 370 votos. A premiação inclui vagas em mentorias especializadas e workshops, para que o grupo possa de fato desenvolver e lançar o aplicativo. Orientadora do grupo, a professora Fenicia Lopes destaca que o problema abordado é de grande relevância, e que isso pode contribuir para a implementação do projeto.

“A perspectiva é que realmente os meninos possam vivenciar essa mentoria, e tirarem o projeto do papel. Fazendo a mentoria, eles têm tudo para desenvolver esse aplicativo, porque é uma ideia muito interessante, que foi validada pela banca externa, e que aborda um problema que o mundo inteiro enfrenta”, avaliou a docente, que também é colaboradora do Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem) da UNIVALE.

Veja a apresentação do Cuidar Bem Diabetes, feita por estudantes de Terapia Ocupacional:  

Logo do 4º Palco de Ideias
Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down