A relação do fisioterapeuta com o paciente vai além das sessões realizadas na clínica — o envolvimento com o processo de reabilitação é essencial para fazer com que o paciente se sinta acolhido e motivado, principalmente no caso das crianças. Pensando nisso, os alunos do curso de Fisioterapia da Univale se empenharam em uma missão: produzir órteses para os pacientes infantis com dificuldades neuromotoras.
As órteses são aparelhos usados para estabilizar as articulações, principalmente as que estão relacionadas à locomoção. Elas são usadas no processo de reabilitação de pacientes com dificuldades motoras, e são fundamentais para acelerar a recuperação e facilitar a mobilidade.
“A gente percebeu que com algumas crianças aqui, pela condição neuromotora, as famílias têm muita dificuldade de manter essa estimulação dentro de casa. E para que a criança evolua, a atividade também tem que ser feita tanto no âmbito domiciliar quanto no âmbito da comunidade, que aí entram as escolas, a sociedade em si. E para facilitar para essas famílias nós tivemos a ideia de fazer esses recursos auxiliares para proporcionar a essas famílias a oportunidade de desenvolver essas atividades dentro do lar de maneira mais facilitada”, explica a professora Natália Virgínia, do curso de Fisioterapia.
Os aparelhos são produzidos pelos próprios alunos, com o uso de materiais recicláveis, e já começaram a ser entregues para os pacientes.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios