Estudantes e professores do curso de Pedagogia da UNIVALE, juntamente com mestrandas em Gestão Integrada do Território (GIT), realizaram no dia 14 de maio uma visita técnica ao Centro Socioeducativo de Governador Valadares, na parte onde fica a Escola Estadual São Francisco de Assis, que atende a adolescentes em conflito com a lei do sexo masculino residentes em Governador Valadares e região.
A visita se deu devido ao pedido que os próprios estudantes fizeram à diretora da escola, em uma reunião com os representantes de turma. Dentre as solicitações feitas estava a realização de aulas de reforço escolar, pois alguns adolescentes ainda não são alfabetizados e gostariam muito de aprenderem a ler e a escrever. E, para atender o pedido dos estudantes, a diretora buscou a parceria com o curso de Pedagogia da UNIVALE, pois a Escola São Francisco de Assis não tem profissional com habilitação específica para alfabetizá-los.
A coordenadora do curso, professora Wildma Mesquita Silva, informou à diretora da instituição educacional que as demandas foram registradas, e que tentará viabilizar parcerias para o próximo semestre, pois a integração de práticas educativas com a escola é uma oportunidade de aplicar conhecimentos práticos e contribuir com a comunidade.
Visitaram a unidade educacional a coordenadora do curso, além da professora Wildma Mesquita, as docentes Elizabete Aparecida de Carvalho e Renata Greco de Oliveira, acompanhadas dos estudantes Márcio Júnior Vaz Miranda, Ana Paula Gomes Miranda, Kethey Michele Damazio, Victória Christiny Grizoni Silva, do 5º período, e a estudante Ana Paula Fioreti Costa, do 3º período.
A diretora da Escola São Francisco de Assis, Fernanda Oliveira Hemerly, recebeu a comitiva da UNIVALE, acompanhada da inspetora responsável pela escola. A diretora explicou sobre a organização e utilização dos espaços da instituição, onde as aulas são ministradas no período matutino, para turmas do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio. A escola tem uma biblioteca com livros diversos, inclusive um de poesia que foi escrito, ano passado, pelos jovens da escola.
Depois de conhecer as instalações, docentes e estudantes da UNIVALE conversaram com alguns adolescentes. Um dos jovens relatou que tem muita vontade de aprender a ler e a escrever, confirmando assim o que a diretora já havia pontuado em uma reunião prévia na UNIVALE, com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia e da professora Elizabete. Ficou claro na fala dos internos que todos gostariam de ter oportunidade de melhorar a leitura e escrita, a matemática e de fazerem atividades diferentes como, por exemplo, assistir a filmes.
Texto construído com a colaboração das professoras Elizabete Aparecida de Carvalho e Wildma Mesquita Silva, e do estudante Márcio Júnior Vaz Miranda, do curso de Pedagogia
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