Alunos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo visitaram obras para complementar a formação técnica dos cursos
No dia 29 de outubro, os professores João Fernando Martins Paixão e Anderson Caetano Gusmão acompanharam os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo até uma das obras da RGFORTE Construtora. Guiados pelo engenheiro e empresário Eugênio Tapina, os universitários aprenderam um pouco mais sobre o sistema construtivo industrializado em Light Steel Framing (LSF), composto por perfis leves de aço galvanizado.
As visitas técnicas acontecem durante todo o semestre, e fazem parte da rotina dos cursos, como complementação para a formação teórica. O coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental, Hernani Ciro Santana, destaca que "a principal importância é atrelar a teoria à prática. Ir a campo, "ver" a engenharia no seu cotidiano é um grande diferencial para a formação do engenheiro".
No dia 6 de outubro, alunos de Engenharia Civil e Ambiental e Engenharia Civil visitaram a obra do edifício Olinda Premium Residence. Os alunos foram acompanhados pelos professores João Fernando e Rulliam de Oliveira Vidigal, além do responsável pela obra, o engenheiro Tiago Eustáquio. Na visita técnica os alunos receberam detalhes sobre a execução das estruturas de contenção em estacas justapostas, além das fundações em blocos sobre estacas.
No dia anterior, 5 de outubro, os alunos de Engenharia Civil e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo participaram de uma visita técnica à obra dos sistemas estruturais de galpões do Big Mais Supermercados, sob a supervisão do professor João Fernando. A visita contou ainda com a presença do engenheiro responsável pela obra, Breno Alves, que detalhou um pouco mais o projeto aos alunos e explicou o processo de execução.
A importância das visitas
As visitas técnicas do período acabaram, porém os estudantes tiveram a oportunidade de estar em contato com projetos que agregam bastante aos seus currículos.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, Rondinelly Geraldo Pereira, ressalta que as visitas “colocam os alunos em contato com a prática e com excelentes profissionais de nossa região, que, com base em sólida parceria nesses 50 anos de curso, mantêm a porta aberta para os alunos da Univale. Além disso, os alunos conhecem métodos e técnicas e construtivas convencionais e, muitas vezes, têm conhecimento de materiais e sistemas inovadores que são tendências na região”.
O professor ainda ressalta que “a Univale incentiva e oferece apoio técnico, dando subsídios para que os professores possam acompanhar os alunos ao local das visitas guiadas e também deixa os ambientes de seus campi de portas abertas às empresas, o que fortalece a relação”.