O evento "Valadares 2030: Diálogo e Planejamento Comunitário" promoveu discussões essenciais sobre o desenvolvimento sustentável da cidade
Na manhã desta quarta-feira (18), o Campus II da UNIVALE sediou um evento de grande importância para o futuro de Governador Valadares: o “Valadares 2030: Diálogo e Planejamento Comunitário”. A iniciativa, organizada pela UNIVALE, FPF, FIEMG, ACE, CDL-GV e ASSEDI, reuniu lideranças empresariais, institucionais e comunitárias da cidade para um debate colaborativo e dinâmico sobre o desenvolvimento do município.
Os participantes, foram divididos em mesas de discussão, como Saúde e Bem-estar Comunitário, Educação e Cultura, Segurança Pública e Políticas Sociais, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Economia Local, Empreendedorismo e Inovação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Participação Social e Governança Transparente, e agropecuária com o objetivo de levantar questões e sugerir propostas sobre o futuro da cidade.
O presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), Rômulo César Leite Coelho destacou a importância da união das lideranças para o progresso de Governador Valadares. “Este evento é um marco que mobiliza a sociedade valadarense em busca de soluções reais para o município, é uma oportunidade para respaldar, apoiar e assumir responsabilidades no processo de construção do futuro da nossa cidade”, afirmou Rômulo.
Ele também comentou sobre a relevância do evento para o envolvimento das lideranças na definição de diretrizes para o crescimento de Valadares. “Isso representa um marco histórico no desenvolvimento de Valadares e região. As principais lideranças da cidade, formadores de opinião, presidentes de entidades e associações, estão aqui assumindo a responsabilidade de entender nossa cidade, saber onde estamos, onde queremos chegar e como podemos chegar lá. Além disso, elas também têm a responsabilidade de contribuir com o governo eleito”, completou.
A participação de diversas entidades e organizações foi um dos pontos altos do evento. Representando a cruz vermelha, Gabriel Coimbra, que é egresso da UNIVALE, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para o avanço da cidade. “É fundamental que todos trabalhemos juntos, pois assim podemos ir mais longe, buscando soluções mais eficazes para os desafios que enfrentamos”.
Representando o Sindicato dos Professores de Governador Valadares, Hélcia Quintal, enfatizou a importância da educação para as mudanças que a cidade precisa. “Os professores são a linha de frente das transformações que queremos em nossa cidade. Este evento também trouxe à tona questões relacionadas ao ensino a distância (EAD) e aos direitos dos profissionais da educação, que são essenciais para garantir uma educação de qualidade em Valadares”.
Compromisso com o futuro
O principal objetivo do evento é a construção de propostas concretas que serão entregues ao prefeito eleito de Governador Valadares, Sandro Lúcio Fonseca, com vistas à criação de políticas públicas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável e melhorem a qualidade de vida dos moradores.
Sandro, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025, esteve presente e ressaltou a relevância das propostas discutidas. “Todas essas propostas têm como objetivo modificar, inovar ou alterar aspectos que não estão funcionando da melhor forma possível. Vamos avaliar com muito cuidado as sugestões e acredito que muitas delas serão incluídas em nosso programa de governo. Nossa intenção é executar essas ações para que possamos transformar Governador Valadares em um lugar melhor para se viver”, afirmou o chefe do poder executivo eleito em 2024.
O trabalho conjunto entre as diversas entidades, organizações e o governo municipal promete ser um passo importante na construção de uma cidade mais próspera, sustentável e acessível para todos.
Veja fotos do evento: