Por: Natalia Lima Amaral
De acordo com a BH Airport, concessionária responsável por administrar o terminal do Aeroporto de Confins, grande parte dos brasileiros deportados dos EUA são de Minas Gerais, sendo um total de 94 aviões que pousaram no período de outubro de 2019 até maio deste ano. Sueli Siqueira, pesquisadora da UNIVALE e professora do Mestrado em Gestão Integrada do Território, explica que desde a década de 60 temos esse fenômeno, principalmente em Governador Valadares e região, de pessoas que migram em busca de trabalho e melhores condições de vida.
“Ao longo desses mais de 50 anos, foi criando na ideia das pessoas que migrar é algo que realmente possibilita melhoria das condições de vida. Em função disso, ao longo dos anos, foi-se criando uma rede migratória, visto que em outros lugares não é tão fácil acessar as informações para conseguir migrar para outro país”, explica Sueli. Com o objetivo de discutir os fluxos migratórios de Governador Valadares e região, o V Seminário Ligações migratórias contemporâneas Brasil, Portugal e Estados Unidos acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, no campus II da UNIVALE.
Serão destacadas as abordagens Interseccionais nas migrações contemporâneas para os Estados Unidos e Portugal, por meio de dados a respeito das características migratórias mais recentes. Sueli explica que o seminário possibilitará a divulgação dos resultados com vistas a orientar as ações da sociedade civil e do poder público, voltadas para o enfrentamento dos problemas associados a esses movimentos migratórios tanto na origem quanto no destino, tendo em vista a representatividade dos emigrantes dessa microrregião no volume de brasileiros no exterior.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios