Atividade de Cosmetologia envolveu pesquisa de tendências do mercado, análise de propriedades químicas dos ingredientes, testes de textura e sensorial, além da elaboração de estratégias de posicionamento do produto
As estudantes do curso de Estética e Cosmética da UNIVALE participaram de uma atividade prática especial na disciplina de Cosmetologia, dedicada ao desenvolvimento completo de produtos cosméticos. Durante a aula, realizada na noite de segunda-feira (24), as alunas do 3º período do curso vivenciaram todas as etapas do processo produtivo, desde a idealização até a formulação final, aplicando conhecimentos técnicos e criatividade.
Além de produzirem diversos tipos de cosméticos tradicionais, a turma também foi desafiada a criar um produto totalmente inovador. Para isso, as alunas definiram o público-alvo, escolheram o nome da marca, planejaram a linha de produção e selecionaram cuidadosamente os ativos compatíveis com as necessidades do perfil escolhido. O processo envolveu pesquisa de tendências do mercado, análise de propriedades químicas dos ingredientes, testes de textura e sensorial, além da elaboração de estratégias de posicionamento do produto.

“A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, aproximando as estudantes do ambiente real da indústria cosmética e estimulando a inovação, uma das marcas do curso. A criatividade das equipes e a qualidade técnica das formulações demonstraram o compromisso das futuras profissionais com a excelência e com a criação de soluções estéticas seguras, eficazes e alinhadas às demandas do mercado atual”, avaliou a professora Patrícia Figueiredo, responsável pela disciplina de Cosmetologia na UNIVALE.
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Para a aluna Mayara Oliveira, a experiência da formulação de uma linha de produtos cosméticos foi uma vivência que trouxe novas perspectivas de atuação profissional. Ao elogiar a atuação da professora Patrícia, a estudante considera a Cosmetologia uma área que merece ser vista de forma aprofundada dentro do curso: “Dentro de uma só matéria nós vivemos várias experiências diferentes. Patrícia deu um show, fazendo com que pudéssemos ver o máximo de coisas possível”. Mayara enfatiza que a escolha correta de cosméticos a serem utilizados é um tópico importante no cotidiano da Cosmetologia.
“Com a Patrícia aprendemos não somente a produção, vimos muito sobre rotulagem também, sobre saber identificar para que serve cada ativo e cada ingrediente dentro daquele cosmético. Desenvolver a marca nos fez sentir uma presença de mercado, saber o que o consumidor gosta de comprar, o que faz cada um se interessar pelo cosmético e criar mesmo essa identidade. Tivemos a parte em que ela nos colocou para criar um produto inovador, então tivemos que pensar ‘fora da caixa’, na formulação completa, nos ativos, e para quem seria destinado aquele produto”, comentou a aluna.















