Sumário
Aniversário de Oscar Niemeyer e data de início de atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o dia 15 de dezembro é quando se celebra o Dia do Arquiteto. E a profissão passa por um bom momento, na avaliação da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), professora Ilara Rebeca Duran de Melo. Ela considera que o mercado da profissão está aquecido no cenário pós-pandemia.
“O cenário do mercado da Arquitetura está muito bom. A gente vem de um momento anterior à pandemia em que houve uma queda. Na pandemia, as pessoas ficaram em suas casas e decidiram reformá-las, ao invés de gastar dinheiro com viagens. O investimento que as pessoas fizeram foi em obras, e o mercado deu uma aquecida. Neste último ano, especialmente em nossa região, a gente está com déficit de mão de obra. Há uma quantidade muito grande de obras, e o mercado para arquitetos está muito bom”, afirmou a professora.
Ilara destaca ainda que são grandes as possibilidades de atuação para o arquiteto e urbanista. Seja no setor público, trabalhando em regulamentações, urbanização ou planejamento de áreas como praças, ou no setor privado, planejando casas e interiores, ou mesmo obras institucionais, a coordenadora do curso considera que existem várias oportunidades de carreira. No entanto, ela adverte, o profissional deve sempre buscar se aperfeiçoar com novos conhecimentos.
“A gente tem uma formação muito generalista e procura especializações, mas pode trabalhar em diversas frentes. A área de atuação do arquiteto é muito grande. quanto mais pós e especialização em determinado assunto, a gente abre um leque maior de oportunidades. A arquitetura é uma profissão maravilhosa. Eu gosto muito, a gente pode trabalhar em diversas áreas na vida toda, administrando e empreendendo, com a mão na massa em obras, ou em projetos. A gente consegue trabalhar por um grande período da vida, e com diversas áreas, proporcionando bem-estar a várias camadas da população”, declarou Ilara.
Aluno do curso de Arquitetura e já quase concluindo a graduação, o estudante Ricardo Henrique acredita que a formação recebida na Univale o ajudará a se desenvolver profissionalmente. “Nos últimos anos temos passado por grandes mudanças e eventos, que vêm exigindo de nós conhecimentos e habilidades até então não explorados. E estar em uma instituição que se atualiza a cada novo cenário é muito bom, pois faz com que sejamos futuros profissionais preparados tanto para o mercado de trabalho quanto para as demais circunstâncias da vida”, disse.
Saiba mais sobre o Dia do Arquiteto
Até bem recentemente, o Dia do Arquiteto era comemorado em 11 de dezembro, juntamente com o Dia do Engenheiro, pois foi nesta data que os cursos de Engenharia e Arquitetura foram regulamentados e oficializados no Brasil, por meio do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933. No entanto, no ano de 2011, uma resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo instituiu a data de 15 de dezembro como o novo Dia do Arquiteto e Urbanista. A modificação da data foi confirmada pela legislação, com a Lei 13.627/2018.
Confira outros conteúdos sobre Arquitetura e Urbanismo que você vai gostar:
- Maratona de Projetos testa habilidade de alunos na resolução de problemas em Arquitetura
- Neuroarquitetura: a impactante relação entre cérebro e ambiente
- Como é o curso de arquitetura?
- Arquitetura grega: origem e características
- Arquitetura moderna: o que é e como surgiu?
- Arquitetura barroca: como surgiu e quais suas características?
- Arquitetura romana: conheça sua história e características