Sumário
Os novos profissionais da área são cadastrados nos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) até fevereiro deste ano e o número vem aumentando
Por: Natalia Lima Amaral
Somente em Minas Gerais, os profissionais da saúde na área da enfermagem são um total de 60.963 pessoas até fevereiro deste ano, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Dia Internacional da Enfermagem tem o objetivo de homenagear
Florence Nightingale, nascida em 1820 e que marcou a enfermagem moderna, e todos os enfermeiros que se dedicam a esta profissão. Os profissionais enfermeiros são referência em cuidar das pessoas, comprometendo-se com a saúde e o bem-estar.
Lilian Costa e Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIVALE, acredita que essa equipe sempre teve um papel importante na sociedade, sendo os responsáveis pelo cuidado e acolhimento não somente dos pacientes, mas de familiares também. “Esses profissionais atuam em várias áreas, como assistenciais, administrativas, gerenciais e educacionais. O nosso cuidado envolve além das habilidades técnicas, como emocionais, empatia e humanização”, explica.
A formação do profissional dos profissionais
Com o passar dos anos, o número de profissionais de enfermagem cresce no Brasil, sendo enfermeiros, auxiliares e técnicos. Até fevereiro de 2023, foram cadastrados mais de 690 mil profissionais no Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). Lilian trabalha ativamente na formação e no desenvolvimento dos estudantes da área e conta que é muito gratificante estar presente nesta caminhada.
“É um orgulho imenso ver a evolução de nossos alunos dentro da comunidade acadêmica. Eles chegam um pouco tímidos no início e, com o passar dos períodos, vão desabrochando e mostrando habilidades surpreendentes. É muito gratificante sempre que ouvimos o quanto nossos alunos fazem a diferença no campo de trabalho. E isso é reconhecido principalmente a partir do campo de estágio, onde eles já estão dentro de setores de saúde e estão conhecendo os diversos pontos de trabalho”, comenta a professora.
Enfermeiros e o enfrentamento da pandemia
No ano de 2021, esses profissionais foram essenciais durante a pandemia da Covid-19. Durante o período crítico, o Brasil registrou 52.895 novos casos da doença e 632 novos óbitos por semana, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram pelo menos 484.081 profissionais da área da saúde infectados, sendo 1 morte por dia a cada 19 horas em 2021. Para Lilian, a humanização da equipe de enfermagem durante esse período teve de ir além do conhecimento técnico e científico.
”A equipe de enfermagem é composta de profissionais que estão e estiveram mais próximos dos pacientes durante a pandemia. A enfermagem foi protagonista neste cenário e atuou de forma efetiva e ininterrupta com ações de recuperação do paciente, avaliação, planejamento e assistência. Facilitou a mediação entre pacientes e familiares ofertando uma assistência especializada durante esse período de adoecimento, medo, incerteza e insegurança que todos nós passamos” comenta.