Sumário
Novos olhares são essenciais para a transformação do mundo
Já pensou em largar tudo e recomeçar a vida em um lugar que ninguém conhece você? Muita gente faz isso, nem sempre por escolha. Os migrantes são pessoas que deixam seu lugar de origem geralmente em busca de melhores condições de vida.
Não existe apenas um tipo de migrante, existem os refugiados, que procuram escapar de guerras; os que buscam construir uma vida mais digna em outro lugar, fugindo da pobreza que assola diversos países e há também os que vão em busca de trabalho para poder juntar dinheiro para construir uma vida confortável em sua terra natal.
O dia 12 de dezembro foi declarado pela Organização das Nações Unidas — ONU — como o Dia Internacional do Migrante. Os fenômenos migratórios podem ser observados no mundo inteiro e impactam diversas sociedades e culturas.
Não é novidade que vivemos em um mundo globalizado, muito disso se deve à revolução da comunicação que se tornou quase instantânea, mas podemos também dar o devido crédito à migração, uma vez que esses indivíduos deixam seus países e levam parte de suas culturas para outros povos.
Mas nem tudo são flores e arco-íris. Apesar de muitos países serem receptivos aos migrantes, nem todos são bem-vindos. Observa-se como casos de xenofobia tornam-se cada vez mais comuns contra alguns povos. Como, por exemplo, a discriminação que árabes sofrem em países europeus e nos Estados Unidos. Ou com um caso mais recente, o preconceito que diversos povos asiáticos vêm sofrendo no mundo inteiro após o início da pandemia da Covid-19.
O movimento migratório chinês para Valadares
O Brasil recebe imigrantes de vários lugares do mundo, e no contexto valadarense o movimento migratório é muito forte. Tanto de emigração para os Estados Unidos, como o movimento de imigração de diversas partes do mundo, como os chineses — caso recentemente estudado pelo Doutor Franco Dani em sua tese de doutorado.
A pesquisa do Doutor mostra que o fluxo migratório de chineses para Governador Valadares se iniciou na segunda metade dos anos 1950 e se consolidou na segunda metade dos anos 1990. Ele observou as particularidades de cada onda migratória a partir dos relatos dos próprios imigrantes e seus familiares.
Saiba mais sobre a tese do professor no podcast Univale Pesquisa: Migração.
Conheça o mestrado em Gestão Integrada do Território
Tem interesse em assuntos como este? Que tal aprender mais sobre ele?
O mestrado de Gestão Integrada do Território da Univale é extremamente relevante para a região, uma vez que possibilita o estudo desse movimento tanto em um âmbito sociocultural, quanto também com uma visão econômica, entre muitas outras possibilidades.
Confira o nosso mestrado e venha entender melhor os movimentos migratórios da região de Governador Valadares.