Energia fotovoltaica aparece em segundo lugar no número de novas usinas pelo Brasil, e primeiro nas usinas ainda em construção
Por: Natalia Lima Amaral
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), apenas no mês de abril de 2023 o Brasil contabilizou um crescimento de 593,0 MW na matriz energética. Deste número, as usinas fotovoltaicas foram responsáveis por 324,0 MW.
Foram criadas 104 novas usinas comerciais em 2023 no Brasil e Minas Gerais obteve um crescimento de 1.057,8 MW de produção. O estado é conhecido por ter uma matriz energética diversificada, e apesar de ainda ter a maior parte de sua energia vinda das hidrelétricas, o crescimento do uso de usinas fotovoltaicas tem chamado atenção. Em 2019, o governo de Minas anunciou um investimento de 21 bilhões de reais para esse tipo de energia, e fechou um contrato para a construção da maior usina fotovoltaica do mundo.
Gyovane Alves Armondes, professor dos cursos de Engenharia da UNIVALE, explica que Governador Valadares é uma cidade com grande incidência solar e isso contribui para a implantação de painéis solares. “Aumentou muito a instalação desses painéis desde a virada do ano. Moro em uma parte alta da cidade e, para mim, é visível esse aumento”.
Além disso, o professor também abordou um pouco mais da importância que a energia tem sobre a sociedade moderna. “Basta imaginar nossa cidade sem energia por dois dias e observar as consequências geradas: hospitais que perderão pacientes, alimentos que serão perdidos, trabalhos que praticamente não poderão ser feitos em tempos hábeis, nossa comunicação em tempo real. Muitas coisas deixam de existir por esse momento, até mesmo veículos podem deixar de ser abastecidos se as bombas deixarem de funcionar”, comenta.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios