Por: Natalia Lima Amaral
Sempre presente no dia a dia da comunidade, a pecuária é uma área que envolve diversas atividades da cadeia de criação, produção e manejo de animais, além do consumo de seus subprodutos (como lã, couro, fibras, dentre outros). Na data de 15 de julho é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista, profissional responsável por desempenhar tais ocupações. A região Leste de Minas Gerais atua fortemente no desenvolvimento da agropecuária do estado, reunindo diversos produtores e engajando-os na melhora da qualidade dos processos.
O Relatório de monitoramento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de janeiro de 2021 indicou que Governador Valadares foi a 5ª cidade do estado com o maior número de abates bovinos. Maykon Dias Cezário, professor e coordenador do curso de Agronomia, explica que a pecuária é uma atividade benéfica para todos, gerando empregos e produzindo uma infinidade de matéria-prima e produtos. A UNIVALE também busca estreitar os laços entre os pecuaristas e a Universidade, construindo parcerias e se empenhando no desenvolvimento de diversos programas de extensão.
“Estar atento ao mercado é também papel da Universidade e esse elo é importante para fortalecer tanto o campo quanto a academia. A busca de soluções para os desafios que surgem pode ser dada por meio de pesquisas e da preparação dos nossos alunos para que os resultados sejam entregues para a comunidade de maneira útil e informativa. Não podemos esquecer das grandes parcerias que surgem durante esse processo”, explica Maykon.
O curso de Agronomia desenvolve diversas ações de extensão e parcerias, contando com a presença dos estudantes e professores em eventos como o Dia do Campo, que tem como objetivo levar ensinamentos sobre agricultura, pecuária e economia doméstica para a comunidade do meio rural de Governador Valadares e região.
“O bom pecuarista deve estar atento às informações, ser atual e estar disposto a melhorar seus processos. É válido lembrar que muitas melhorias nem sempre envolvem grandes investimentos e todos merecem nossos parabéns. As dificuldades são grandes e produzir com qualidade é realmente desafiador”, acrescenta o professor. É para apoiar esse aprendizado que a Universidade investe em parcerias como o curso de Zootecnia, oferecido gratuitamente pelo Senar, e que terá as aulas práticas realizadas na Fazenda Experimental da UNIVALE.
Maykon também explica que, levando em conta a realidade da região, muitas questões básicas ainda precisam ser discutidas e destacadas. Um exemplo citado é a temática da nutrição animal e o seu planejamento. “A nutrição animal também envolve o cuidado com o solo e com a produção de alimento. Dessa forma o animal consegue viver plenamente o seu bem estar e expressa o seu potencial máximo. Isso está sendo muito discutido atualmente”.
Para o segundo semestre de 2022, o curso de Agronomia está desenvolvendo outro projeto de extensão, que envolve profissionais que prestam consultoria e os alunos do curso. Serão feitos acompanhamentos e visitas às propriedades, com o objetivo de ajudar os agricultores e pecuaristas na solução de problemas que podem ser encontrados. Caso o produtor rural de pequeno e médio porte que não possui assistência técnica deseje participar do projeto, basta entrar em contato com o e-mail agronomia@univale.br e contar a sua história.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios