PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Menu
Médico (cujo rosto não aparece), usando jaleco branco e estetoscópio sobre os ombros, segurando fita roxa, que simboliza a campanha Fevereiro Roxo, de conscientização sobre lúpus, fibromialgia e o Mal de Alzheimer

Diagnóstico correto do lúpus está no foco da campanha Fevereiro Roxo

16 fevereiro, 2024

Você conhece a doença de lúpus? A enfermidade está no foco da campanha Fevereiro Roxo, juntamente com a fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Apesar de serem doenças distintas, a campanha visa destacar a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado para cada uma delas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus afeta cerca de 65 mil brasileiros, entre os 20 e 45 anos de idade, e as mulheres são mais atingidas.

Em entrevista a Alex Quirino, da UNIVALE TV, o reumatologista Estevão Rosa explicou que o lúpus é uma doença crônica inflamatória de origem autoimune que atinge diversos órgãos e sistemas – principalmente pele, articulações, pulmões, rins e coração.

Alex Quirino, da UNIVALE TV, entrevistando o médico reumatologista Estevão Rosa

“É uma doença que pode haver alguns subtipos, como o lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo e lúpus induzido por drogas. O lúpus eritematoso sistêmico é a forma mais encontrada e prevalente na sociedade, é aquela forma que atinge vários órgãos e sistemas, e é a forma mais grave de manifestação da doença. O lúpus cutâneo se restringe à pele, cútis e couro cabeludo, e é uma forma mais branda da doença. E o lúpus induzido por drogas é ocasionado pela presença ou pela ingestão de medicamentos, ou uso de drogas”, afirmou o médico.

O surgimento do lúpus eritematoso sistêmico, forma mais grave da doença, pode ser influenciado por predisposição genética e fatores hormonais. “O que se sabe é que a partir de uma predisposição genética, associada a gatilhos ou fatores hormonais e fatores ambientais, essa doença surge. Fatores hormonais, no caso das mulheres, é preponderante, por volta dos 13 ou 14 anos de idade, com a presença do hormônio estrogênio. Também há fatores ambientais, como a fotossensibilidade, com a irradiação solar, os raios UVA e UVB do sol, principalmente radiação UVB”, disse Estevão Rosa.

Fatores emocionais, como estresse e ansiedade, não estão ligados intimamente à enfermidade, acrescentou o reumatologista. Mas ele pondera que um organismo que sofre estresse contínuo pode se predispor ao surgimento da doença.

Médico (cujo rosto não aparece), usando jaleco branco, estetoscópio sobre os ombros, e, na lapela do jaleco, uma fita roxa, que simboliza a campanha Fevereiro Roxo, de conscientização sobre lúpus, fibromialgia e o Mal de Alzheimer

Sintomas do lúpus

Os sinais e sintomas, destacou Estevão, variam conforme o subtipo da enfermidade. “O lúpus eritematoso sistêmico se manifesta mais na pele e nas articulações. Na pele, observamos manchas avermelhadas pelo rosto, pescoço, ombros e braços, que são áreas fotoexpostas, que sofrem a radiação solar. Existe uma lesão em forma de asa de borboleta, que ocorre nas maçãs do rosto e nariz, que é muito típica da doença. Pode ocorrer também alopecia, a queda de cabelo, até de forma crônica, em que não é possível reverter o quadro. Nas articulações, ocorrem dor e inchaço, principalmente nas mãos, pés, tornozelos e joelhos. Em órgãos, nossa maior preocupação é o acometimento renal, que com a evolução da doença pode ocorrer inclusive a redução da função dos rins, com insuficiência renal crônica”, salientou.

O diagnóstico é realizado por critérios clínicos e resultados de exames laboratoriais. Segundo o reumatologista, a prevenção é direcionada às pessoas com predisposição a contrair a doença, e as recomendações incluem cuidados para evitar a exposição ao sol e o uso de medicamentos hormonais.

Saiba mais sobre a doença, veja a entrevista completa:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down