Quem tem animais em casa, já sabe: o bichinho de estimação é parte da família. E se a família sai de férias, vai passar um feriado longe de casa, ou mesmo se muda de cidade, muitas vezes os pets vão junto, ou talvez passem uns dias no hotelzinho. Para quem está planejando o que fazer com os pets na próxima viagem, a veterinária Priscila Tucunduva, gestora do Centro Médico Veterinário da Univale, tem algumas dicas.
A primeira orientação da veterinária é saber quais são as exigências para cada meio de transporte. Em ônibus comerciais, ela lembra, é necessário levar o animal em uma caixa adequada, e com o cartão de vacinas atualizado.
“Para viagens de ônibus, geralmente são necessárias a utilização de caixas de transporte de tamanhos e modelos específicos, além da apresentação da carteirinha de vacinação completa dos pets. A caixa de transporte deve ser de tamanho ideal para que o animal consiga dar uma volta dentro da caixa”, afirmou Priscila.
Quem viaja com o animal no próprio veículo pode deixar o bichinho mais à vontade, fora da caixinha. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados, como a cadeirinha e o cinto de segurança. As paradas para alimentação e para fazer cocô e xixi também garantem mais conforto para o animal.
“Em viagens longas de carro é importante programar o número de paradas para garantir um percurso tranquilo. Para manter o conforto e a segurança do seu pet em viagens, é importante acostumá-lo previamente ao automóvel e colocá-lo sempre no banco de trás. Para garantir mais segurança, deve-se utilizar cintos ou cadeirinhas específicas para o transporte de animais. Deve-se ainda realizar paradas frequentes, para que o cão possa se alimentar, fazer as necessidades fisiológicas e dar breves passeios, e a temperatura no interior do veículo deve ser amena”, alertou a veterinária.
E se os pets não viajarem?
Mas nem sempre é possível levar o cão ou gato na viagem. Há quem peça para algum amigo ou familiar tomar conta do animal, mas outra possibilidade é garantir uma hospedagem em hotelzinho – alguns pet shops oferecem esse serviço. Nesse caso, Priscila Tucunduva orienta a levar o pet para uma avaliação prévia com o médico veterinário e atualizar o quadro vacinal.
“Para os pets que vão ficar em hotelzinho, o ideal é haver uma preparação prévia, pois o pet pode sofrer bastante na estadia, mesmo recebendo os melhores cuidados do mundo. É importante levar o cão alguns dias antes, para ir se acostumando. Também é preciso ter cuidado com a troca brusca das rações e levar brinquedos e a caminha do seu pet”, recomendou a gestora do Centro Médico Veterinário da Univale.