PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto do encontro entre representantes da diplomacia dos EUA e pesquisadores da Univale

Representantes da diplomacia dos EUA visitam UNIVALE

31 março, 2025

A vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Joslaine Austin, visitou a UNIVALE em março. Representantes da diplomacia dos EUA estiveram no campus II da instituição para refletir, juntamente com estudiosos da migração internacional, aspectos deste movimento populacional. A diplomata conversou com integrantes do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder), laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) que é coordenado pela professora Sueli Siqueira, referência de renome internacional em pesquisas sobre fluxos migratórios.

Embora essa tenha sido a primeira visita da diplomacia dos EUA desde a posse do presidente Donald Trump, em janeiro deste ano, Sueli frisa que agentes diplomáticos periodicamente se reúnem com pesquisadores do Neder para dialogar sobre os estudos realizados pela UNIVALE em relação ao movimento migratório.

“Como Valadares e região estão, historicamente, no epicentro deste fluxo migratório, eles buscam dialogar com os pesquisadores para compreender os vários aspectos que movem as pessoas da região a realizar esta mobilidade”, explicou a professora. Além dela, participaram, pelo Neder, os pesquisadores Franco Dani de Araújo Pinto e Sandra Nicoli, os bolsistas de iniciação científica Carissa Bruna de Araújo e Artur de Oliveira Vasconcelos, e o mestrando do GIT Salomão Paulo Soares Firmino.

Foto da professora Sueli Siqueira
Professora Sueli Siqueira, em encontro com representantes da diplomacia dos EUA

A pesquisadora afirma que, sempre que se encontra com representantes da diplomacia dos EUA, reforça aspectos históricos do movimento migratório. "O interesse é compreender o fenômeno em seus aspectos objetivos e subjetivos, e reproduzir suas impressões para outros agentes consulares. Nós pesquisadores sempre pontuamos para os diplomatas que o fenômeno migratório é histórico, e aumenta ou diminui de acordo com variáveis econômicas, sociais e políticas, tanto na origem como no destino”, acrescentou.

Sueli Siqueira enfatizou aos representantes da diplomacia dos EUA que o migrante brasileiro é um trabalhador ou trabalhadora, que migra em busca de mais qualidade de vida.

“Sempre chamo a atenção que o migrante brasileiro é um trabalhador. O migrante brasileiro, nos Estados Unidos e em outros lugares, é um trabalhador em busca de uma vida. Destaco que não são pessoas que vivem em situação de miserabilidade no Brasil, e migram motivados pela cultura da migração presente neste território. São mais de 60 anos de migração, que é mantida por uma rede de ajuda de outros migrantes no destino, mecanismos que facilitam todo o processo de migrar, famílias transnacionais e comunidades étnicas formadas no destino. Tudo isso torna viável a possibilidade de migrar. Compreender todos estes aspectos, creio que é importante para os agentes consulares que lidam com este fenômeno todos os dias. Por esta razão temos o prazer de recebê-los e refletir com eles sobre os resultados de nossos estudos, pois creio que os permitirá compreender aspectos importantes deste fenômeno”, afirmou a pesquisadora.

Diplomacia dos EUA e o governo Trump

A professora analisa que, embora o governo Donald Trump adote uma postura de combate à migração não documentada para os EUA, inclusive com deportações, o diálogo entre a comunidade científica e a diplomacia norte-americana permanece inalterado, uma vez que a legislação do país permanece a mesma.

“A legislação sobre migração é definida pelo legislativo, pode mudar, mas até o momento não foi alterada em sua base. O que nós temos é a mudança do discurso, que coloca o migrante como um criminoso e causador de grandes mazelas da economia norte-americana. A força de trabalho do migrante nos Estados Unidos é fundamental para manter a produtividade, uma vez que eles têm uma demanda de mão de obra para o mercado de trabalho secundário onde os migrantes atuam”, ponderou Sueli.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down