Por: Natalia Lima Amaral
Nesta segunda-feira (14/02) é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros e a iniciativa de criar essa data surgiu no Reino Unido, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Infelizmente, segundo os dados do Instituto Pró-Livro, o número de leitores no Brasil caiu de 56% a 52% no período de 2015 a 2019. Para mudar esta realidade, muitas pessoas se envolvem e desenvolvem projetos para estimular crianças, jovens e adultos a resgatarem essas boas práticas.
Na UNIVALE não seria diferente. A professora Karla Nascimento, do curso de Pedagogia, realiza diversas atividades em prol da leitura e já foi contemplada pelo edital de criação artística do Instituto Psia. Desta vez, o incentivo veio em forma de doação de livros. A parceria do Laboratório de Didática e do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) acontece há alguns anos e, desde 2018, a proposta traz duas caixas intituladas “Ler é descobrir novos territórios” que guardam doações de livros literários infantis, infanto-juvenis ou adultos.
“A nossa esperança é que as pessoas, por meio dos livros, elas se transformem. Que elas possam descobrir esses outros territórios de conhecimento, de afetos. Que a partir deles elas também possam modificar o seu ser e estar no mundo, a sua postura diante a vida, desenvolvendo a empatia, a criatividade, conhecendo mais de si mesmas e do próprio mundo também”, diz a professora Karla.
As caixas estão disponíveis no hall do ED2, no campus II da UNIVALE. Podem ser doados livros literários e revistas em quadrinhos, que serão posteriormente doados para instituições que trabalham com crianças e adolescentes.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios