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Dúvidas frequentes

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Renovação de Matrícula

1. O que é a Renovação de Matrícula? É a renovação do vínculo acadêmico do aluno com a UNIVALE. A renovação é obrigatória e precisa ser realizada semestralmente/módulo (a partir do 2º período), nas datas previstas e divulgadas no calendário acadêmico. Somente após a realização da renovação o estudante ficará com o status de “frequente” no semestre/módulo vigente.

2. Passo a passo para a renovação:

a. Acessar o Portal do Aluno (menu Matrícula Online).

b. Realizar o aceite no contrato (veja tutorial disponível clicando aqui).

c. O boleto referente à primeira parcela do semestre ficará disponível no menu “Financeiro” e você poderá realizar o pagamento.

d. Após o pagamento, a sua renovação de matrícula estará confirmada para o semestre/ módulo.

Obs.:

  • Para os cursos presenciais: as parcelas seguintes do semestre só ficarão disponíveis após a realização dos passos 2 e 3 da renovação.
  • Verifique o calendário acadêmico vigente para as datas de Renovação de Matrícula e fim das alterações de matrícula do semestre.

3. Se eu tiver pendências financeiras do semestre/módulo anterior, como renovar?

Para os cursos presenciais: a Renovação de Matrícula do semestre está condicionada à regularização de todas as pendências financeiras com a IES.

Para os cursos EaD: a Renovação de Matrícula, a cada semestre, está condicionada à regularização de todas as pendências financeiras com a IES.

Para regularização e negociação, o aluno deve entrar em contato com o setor de Negociação por meio dos canais: (33) 3279-5564; [email protected] ou presencialmente: Atendimento Integral ao Aluno (AIA), campus II. Funcionamento: segunda a quinta, das 7h às 17h e sexta, das 7h às 16h.

4. Qual é o prazo máximo para renovação de matrícula? O prazo máximo para renovação de matrícula é estabelecido no calendário acadêmico da instituição, publicado semestralmente no site da UNIVALE, na aba univale.br/central-de-arquivos e no Manual do Aluno. Os alunos devem estar atentos às datas divulgadas para evitar multas ou perda de vínculo com a instituição.

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Rematrícula

1. O que é a Rematrícula? Rematrícula é o processo de reingresso à UNIVALE após um período de desvinculação. Ou seja, é quando um aluno “trancado”, “desligado” ou que não tenha realizado a renovação de matrícula no tempo regular deseja retomar seus estudos.

A aprovação da rematrícula está sujeita à disponibilidade de vagas no curso desejado e análise da Secretaria Acadêmica e Tesouraria.

2. Quais condições preciso estar ciente ao solicitar a rematrícula? Ao retomar os estudos, suas condições acadêmicas com a universidade serão avaliadas conforme o calendário acadêmico (prazos) e Regimento da UNIVALE. Isso significa que pode haver adaptações curriculares ou outras exigências, dependendo do tempo de desvinculação e das mudanças no currículo do curso.

3. Como faço para solicitar a rematrícula? O pedido de rematrícula deve ser formalizado por e-mail para [email protected]. No e-mail, informe os seguintes dados: nome completo; CPF; curso de rematrícula.

4. Existe alguma garantia de que minha rematrícula será aprovada? Não. A aprovação da rematrícula está condicionada à existência de vagas no curso desejado.

5. Durante o pedido de rematrícula, posso solicitar transferência interna de turno ou curso? Sim, o estudante pode solicitar a rematrícula com alteração de turno ou curso. A solicitação será avaliada pela Secretaria Acadêmica e coordenação.

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Regime Especial de Estudos

1. O que é o Regime Especial de Estudos? É um regime que permite ao aluno acompanhar as aulas e atividades acadêmicas de forma especial, caso esteja impossibilitado de frequentar as aulas presenciais por mais de 5 dias corridos, devido a tratamento de saúde ou condição que impeça o acesso à instituição.

2. Como solicitar o Regime Especial de Estudos? O aluno ou seu representante deverá apresentar, via Portal do Aluno (Secretaria > Requerimento > Regime Especial de Estudo) ou pelo e-mail [email protected], laudo/atestado médico devidamente digitalizado.

3. Quais informações o atestado médico deve conter? O atestado médico deve conter o CID, indicação do início e término do período de afastamento, assinatura do médico responsável por sua emissão com o respectivo CRM, bem como a declaração expressa que o discente apresenta condições físicas, intelectuais e emocionais necessárias para realizar as atividades acadêmicas em Regime Especial de Estudos.

4. Qual o prazo para solicitar o Regime Especial de Estudos? Até 48h após a emissão do atestado médico.

5. Qual o prazo para análise da solicitação? Até 48h úteis após a conclusão da solicitação.

6. Posso sair do Regime Especial de Estudos antes do prazo previsto no atestado? Sim. Para isso, o aluno deverá apresentar atestado atualizado informando que está apto para retornar às atividades acadêmicas regulares.

7. O que acontece se eu precisar de afastamento por mais de 90 dias? O aluno, exceto os ingressantes no primeiro período, deverão, em caráter excepcional, realizar o trancamento do curso, até que estejam aptos a retornar às atividades acadêmicas.

8. O que acontece com o Regime Especial de Estudos ao final do semestre letivo? Finalizado o semestre letivo, fica o Regime Especial de Estudos, suspenso, até o início do próximo semestre letivo. Para continuar no Regime Especial de Estudos, o aluno deve protocolar nova solicitação via Secretaria Acadêmica.

9. Como funciona o Regime Especial de Estudos para gestantes? Nos termos da legislação, a partir do oitavo mês de gestação e durante os três primeiros meses após o parto, a discente em estado de gravidez ficará assistida pelo Regime Especial de Estudos, respeitadas as especificidades de cada disciplina/módulo/componente curricular, quando estes exigirem a presença do discente, o que deverá ocorrer após o seu retorno às atividades acadêmicas, em tempo hábil para complementação do semestre vigente principalmente nos casos de atividades práticas e de estágio supervisionado.

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Plano Especial de Matrícula para alunos com Deficiência

1. O que é o Plano Especial de Matrícula para alunos com Deficiência? É um procedimento que visa garantir a inclusão e o acompanhamento adequado de alunos com deficiência na Instituição. Através desse plano, a coordenação do curso e o Colegiado, com o apoio do Espaço A3 - Apoio ao Discente, elaboram um plano individualizado de matrícula, considerando as necessidades específicas de cada aluno.

2. Quem tem direito ao Plano Especial de Matrícula? Alunos com deficiência que necessitem de adaptações e acompanhamento diferenciado durante sua trajetória acadêmica.

3. Como solicitar o Plano Especial de Matrícula? O aluno ou seu representante legal deve apresentar a documentação comprobatória da deficiência (laudo médico) no ato da matrícula ou renovação de matrícula - formalizar por meio do e-mail [email protected].

4. Quais documentos são necessários para solicitar o Plano Especial de Matrícula? Laudo médico atualizado, com diagnóstico detalhado da deficiência e suas implicações para a vida acadêmica; e outros documentos que o aluno considere relevantes para a análise do seu caso.

5. O que acontece após a solicitação do Plano Especial de Matrícula? A coordenação do curso e o Colegiado analisarão a documentação e, com o apoio do Espaço A3, elaborarão um plano individualizado de matrícula. O plano poderá incluir adaptações curriculares, flexibilização de prazos, acompanhamento psicopedagógico, entre outras medidas.

6. O Plano Especial de Matrícula garante a aprovação em todas as disciplinas? O Plano Especial de Matrícula visa garantir a inclusão e o acompanhamento adequado do aluno, mas não garante a aprovação automática nas disciplinas. O aluno deverá cumprir os requisitos de cada disciplina, com as adaptações previstas no plano.

7. Onde posso obter mais informações sobre o Plano Especial de Matrícula? Entre em contato com a coordenação do seu curso ou com o Espaço A3 - Apoio ao Discente.

8. O Plano Especial de Matrícula é válido para todos os semestres? O plano será válido enquanto o aluno necessitar das adaptações e acompanhamento previstos. A cada semestre, o plano poderá ser revisado e atualizado, se necessário.

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Plano Especial de Matrícula 

Como realizar matrícula em dependências? O aluno precisa solicitar à Secretaria Acadêmica ([email protected]) a matrícula nas disciplinas em que possui dependência. A Secretaria encaminhará essa solicitação para a coordenação, que será responsável por elaborar um plano especial de matrícula.

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Notas e Frequência

1. Qual a frequência mínima exigida para aprovação? A frequência mínima exigida é de 75% em cada disciplina/módulo/componente curricular.

2. O que acontece se eu tiver mais de 25% de faltas em uma disciplina? O aluno com mais de 25% de faltas em qualquer disciplina/módulo será reprovado por frequência, ainda que possua nota acima de 70 pontos.

3. Como funciona a avaliação de desempenho acadêmico? A avaliação é feita por disciplina/módulo, considerando aproveitamento e frequência mínima. A avaliação é contínua, com resultados registrados pelos professores e notas lançadas no sistema online.

4. Qual a distribuição de pontos e aproveitamento mínimo?

  • Pontuação: 0 a 100 pontos.
  • Aproveitamento mínimo: 70 pontos ou conceito S (satisfatório).

5. Não obtive aproveitamento acadêmico mínimo para aprovação. O que posso fazer? Alunos com rendimento entre 40% e 69% podem fazer exame suplementar para tentar alcançar a aprovação na disciplina.

6. Como solicitar Revisão de Exame Suplementar? O discente poderá fazer pedido de revisão do exame suplementar, devidamente fundamentada, devendo ser requerida na Secretaria Acadêmica por e-mail: [email protected], no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da data da publicação do resultado final, e realizar o pagamento da taxa administrativa na tesouraria.

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Matrícula em Disciplina Isolada

1. O que é matrícula em disciplina isolada? A matrícula em disciplina isolada é a possibilidade de cursar disciplinas avulsas na UNIVALE, sem estar matriculado em um curso regular. É destinada tanto a pessoas que já têm vínculo com a universidade quanto a quem não tem.

2. Quem pode se matricular em disciplina isolada? Qualquer pessoa que demonstre capacidade de cursar as disciplinas com aproveitamento, mediante avaliação da coordenação do curso.

3. Quantas disciplinas posso cursar por semestre? É possível cursar até duas disciplinas isoladas por semestre.

4. Como faço para me matricular em disciplina isolada? A solicitação deve ser feita por e-mail para [email protected].

6. Sou aluno de outra instituição. Posso me matricular em disciplina isolada na UNIVALE? Sim. Nesse caso, você deve:

  • Solicitar à Secretaria Acadêmica da UNIVALE a ementa da disciplina desejada.
  • Verificar com a sua instituição de origem se a disciplina é equivalente à sua matriz curricular.
  • Após a confirmação, solicitar a matrícula na disciplina, na UNIVALE.
  • Enviar sua documentação pessoal e histórico do Ensino Médio, conforme orientação da Secretaria Acadêmica.

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Entrega de Documentos Pendentes

1. O que são documentos pendentes? Aqueles que o aluno precisa entregar à UNIVALE para completar seu processo de matrícula ou manter seu cadastro atualizado.

2. Como posso entregar meus documentos pendentes?

  • Curso de Medicina: levar documentação original à Secretaria Acadêmica, em até 90 dias após o início do semestre letivo, para conferência.
  • Demais cursos de graduação: envie os documentos por e-mail para [email protected].

3. Qual o prazo para entrega dos documentos pendentes? Os alunos calouros têm até 90 dias após a matrícula para entregar a documentação pendente.

4. O que acontece se eu não entregar os documentos pendentes no prazo? A não entrega dos documentos pendentes pode acarretar no cancelamento da matrícula. Qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria Acadêmica.

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Falta Justificada

1. O que é falta justificada? É quando você apresenta um motivo legal para sua ausência em uma atividade acadêmica. Embora justificada, a falta ainda é registrada no diário de classe.

2. Quais motivos são aceitos para justificar uma falta? Motivos como atestado médico, atestado de óbito familiar ou atestado de trabalho.

3. Qual o prazo para justificar uma falta? Você tem 2 (dois) dias úteis, a partir da data da aula perdida, para apresentar a justificativa ao professor da disciplina/módulo/componente curricular.

4. Como faço para justificar uma falta? Envie o atestado médico/de óbito/de trabalho pelo Portal do Aluno:  "Secretaria" > "Requerimentos" > "Falta Justificada". Envie o atestado também para os professores das disciplinas do semestre.

5. A falta justificada anula a minha falta? Não. A falta justificada apenas registra o motivo da sua ausência, mas a falta em si ainda será registrada.

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Diploma

1. O que é o diploma de graduação? O diploma de graduação é o documento oficial que comprova a conclusão de um curso de nível superior em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Ele atesta que o aluno cumpriu todos os requisitos acadêmicos necessários para a obtenção do título de graduação.

2. Quem tem direito ao diploma de graduação? Alunos concluintes de cursos de graduação que receberam a outorga do grau e assinaram a ata de colação de grau.

3. Como o diploma é emitido? De acordo com a legislação do MEC (Portaria MEC nº 1.001/2021), a emissão e o registro do diploma de graduação são feitos exclusivamente em formato digital.

4. Qual o prazo para receber o diploma? O diploma será entregue (via e-mail) em até 120 dias após a assinatura da ata de colação de grau.

5. Como solicitar a 2ª via do diploma? Envie um e-mail para [email protected]. Informe seus dados completos para verificação e emissão. O prazo para entrega da 2ª via é de 60 dias após a solicitação e o pagamento da taxa administrativa (taxa 2ª via: R$ 100).

6. Sou formado pela FAGV. Como solicito meu diploma? Envie um e-mail para [email protected]. Informe seus dados completos para que a UNIVALE possa verificar os documentos repassados pela FAGV.

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Desligamento do Aluno

1. O que é o desligamento do aluno? O desligamento do aluno é o processo formal de desvinculação do estudante da UNIVALE. Ao solicitar o desligamento, o aluno encerra seu vínculo acadêmico com a universidade.

2. Como faço para solicitar o desligamento? O pedido de desligamento deve ser feito através do Portal do Aluno ou via e-mail para [email protected]. É necessário anexar os documentos de "nada consta" emitidos pela Biblioteca e pela Tesouraria.

3. Há cobrança de multa rescisória? Sim, há cobrança de multa rescisória. O estudante que solicitar o desligamento está sujeito a uma multa de 10% sobre o valor do contrato (mensalidades restantes).

4. Qual o prazo para a UNIVALE analisar minha solicitação? A UNIVALE estipula  prazo de até 7 dias úteis para analisar e responder à sua solicitação de trancamento.

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Desistência de Matrícula

1. O que é a desistência de matrícula: é o ato formal do aluno calouro em cancelar sua matrícula no curso, encerrando seu vínculo com a universidade. Para isso, o estudante deve respeitar o prazo e as condições estabelecidas no edital do processo seletivo e contrato educacional.

2. Quem pode desistir da matrícula? Alunos calouros, ou seja, aqueles que acabaram de se matricular na UNIVALE.

3. Qual o prazo para desistir da matrícula? O prazo e as condições para desistência estão previstos no edital do processo seletivo do qual você participou. Consulte o edital para informações precisas.

4. Como faço para solicitar a desistência da matrícula? Envie um e-mail para [email protected], informando seus dados pessoais (nome, CPF e curso de ingresso).

5. Em quanto tempo minha solicitação será processada? A UNIVALE processará sua solicitação em até 7 dias úteis.

6. Terei direito à restituição do valor pago na matrícula?

Consulte o edital do processo seletivo para verificar o prazo máximo para desistência com direito à restituição. Após esse prazo, você não terá direito à restituição.

Caso tenha direito, verifique no edital o percentual descontado referente às despesas administrativas.

7. Há cobrança de multa rescisória? Sim, há cobrança de multa rescisória. Estudantes que desistirem da matrícula após o período de 10 dias da efetivação ou até o início das aulas do semestre, estarão sujeitos a uma multa de 10% sobre o valor do contrato (mensalidades restantes).

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