egressa de enfermagem teve diploma validado nos eua

Egressa de Enfermagem da UNIVALE tem diploma validado nos EUA

18 outubro, 2023

Ayla Ferraz, egressa da turma de 2014, é enfermeira de urgência e emergência nos Estados Unidos e conseguiu ter o diploma validado no país

Por: Natalia Lima Amaral

Criado em 2002, o curso de Enfermagem da UNIVALE é avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC) e é responsável por abrir muitas possibilidades no campo de trabalho e atuação de enfermeiros na região, como em estratégias de saúde da família, hospitais, serviços de alta complexidade e muito mais. Graduada na turma de 2014, Ayla Ferraz Silva é uma das muitas egressas da Universidade que conquistaram novos ares e se propuseram a buscar outros desafios. Atuando principalmente como enfermeira de urgência e emergência, ela participa de um processo para exercer sua profissão em hospitais dos EUA, sendo que uma das etapas mais importantes já foi concluída: o diploma validado.

ayla, que teve seu diploma validado, com a professora Ana germano do ambulatório de lesões
Egressa Ayla, que teve seu diploma validado, com a professora Ana Germano, do Ambulatório de Lesões

A egressa conta que o processo de inserção no mercado estadunidense é constituído de 3 etapas, sendo a primeira delas a aprovação e a validação do seu bacharelado. E, de acordo com o grau de bacharel ofertado pela UNIVALE, o reconhecimento foi em equivalência com as exigências nos EUA, de maneira que ela não precisou complementar os seus estudos de graduação. “O processo todo dura cerca de um ano e seis meses e estou na segunda fase para atuar como enfermeira aqui nos Estados Unidos. Vou realizar uma prova no conselho estadual de enfermagem em dezembro e em janeiro realizo outra prova, dessa vez de proficiência em inglês”, explicou Ayla.

Durante a sua graduação, ainda no Brasil, a egressa conta que ela pôde atuar em hospitais públicos e particulares, sendo aprovada em um concurso público para exercer a profissão na área de saúde pública como coordenadora da atenção primária, durante dois anos. “Tive a oportunidade de ser voluntária em ambulatórios de serviços de saúde ofertados aos pacientes, além de ser voluntária no Ambulatório de Lesões da UNIVALE. Não esqueço o papel que a Universidade teve ao longo de todo meu percurso e por isso agradeço os recursos e o apoio que sempre me ofereceu”, contou Ayla.

A egressa teve o seu diploma validado para atuar profissionalmente nos EUA

A coordenadora do curso de Enfermagem, Lílian Costa e Silva, comentou que o principal objetivo da graduação está na formação de profissionais generalistas, críticos e reflexivos com conhecimento. “São características importantes para a formação dos nossos alunos, de maneira que eles exerçam a profissão mediante competências e habilidades no âmbito da atenção à saúde, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Acredito que formamos profissionais qualificados para atuar nas diversas áreas, pautados em valores éticos e bioéticos, nos mais diversos contextos e nos mais variados espaços e territórios”, explicou.

Para Lílian, a conquista do diploma validado de alunas como Ayla faz com que toda a equipe de professores e profissionais da Instituição tenham certeza da qualidade de ensino ofertada. “São nesses momentos que podemos ver que estamos entregando à comunidade, nacional e/ou internacional, profissionais que irão desempenhar seu trabalho com segurança e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade, a humanização do atendimento e o cuidado. Ficamos muito felizes e buscamos sempre estar em contínua transformação para que nossos egressos possam ir cada vez mais além”, comentou.