O município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, divulgou a relação preliminar com os aprovados no concurso público e, para o cargo de Professor, o primeiro lugar da lista é de Talita Emanuele Rodrigues, egressa da turma de 2016 de Pedagogia da UNIVALE e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela mesma instituição.
Ainda há outras etapas no concurso, como apresentação de documentos e exames, mas Talita espera que até agosto já esteja nomeada para exercer o cargo público. Quando ainda era estudante de graduação na UNIVALE, a pedagoga foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com carga horária que incluía formação teórica, mas também atividades práticas em uma escola da rede municipal em Governador Valadares. A experiência, ela avalia, contribuiu para se preparar para o concurso.
“Devido a essa bolsa da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], pelo Pibid, eu pude vivenciar experiências práticas, na realidade da escola pública, que somente o estágio não me possibilitaria. Toda essa vivência, com os seminários, me possibilitou uma formação muito mais significativa e mais marcante. Isso resulta em um maior conhecimento de mundo. E essa é a base que, em um concurso, pode sim ser um diferencial. Porque dificilmente se consegue estudar, da maneira que gostaria, todos os conteúdos que são cobrados no edital. Entretanto, quando se tem uma formação mais eficiente, a leitura, interpretação das questões e o conhecimento de mundo colaboram para um melhor resultado”, afirmou Talita.
Qualidade do ensino da Pedagogia na UNIVALE
Coordenadora do curso de Pedagogia na UNIVALE, a professora Wildma Mesquita Silva recebeu com muita alegria a notícia da aprovação de Talita. Para a coordenadora, o sucesso de ex-alunos mostra a qualidade do ensino oferecido pela universidade.
“Isso mostra o reconhecimento do nosso curso, da potência que ele é. O curso de Pedagogia da UNIVALE é um curso nota máxima no MEC. E aí, à medida que os egressos vão fazendo sua trajetória profissional, nós vamos colhendo esses frutos. É muito gratificante que podemos contribuir para a formação profissional e para o ingresso deles no mercado de trabalho, sendo parte dessa história da aprovação em carreira pública, que é tão desejada e sonhada por muitos alunos e alunas da nossa instituição. Ficamos muito orgulhosos com esse resultado da Talita, nossa egressa, e crendo que estamos no caminho certo para uma educação de qualidade e de excelência”, declarou Wildma.