Médica-veterinária considera a residência um passo essencial para atuar com autonomia e mais qualidade na prática clínica, e destaca como a formação na UNIVALE a qualificou para essa etapa

Recém-formada em Medicina Veterinária pela UNIVALE, Gabrielly Magalhães foi aprovada para o programa de Residência Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Serão dois anos de especialização em clínica médica de pequenos animais, em Belo Horizonte. Egressa da turma que concluiu o curso em dezembro de 2025, Gabrielly considera que atividades extracurriculares realizadas ao longo da graduação foram fundamentais para que ela fosse aprovada no programa de residência de uma das universidades mais prestigiadas do Brasil.
Desde antes de começar o ensino superior, a intenção de Gabrielly era a de atuar com animais de pequeno porte, ainda que inicialmente a vontade fosse a de focar em cirurgias. A experiência em estágios foi o que a encaminhou para o atendimento clínico. “No estágio eu tive contato tanto com a parte clínica quanto com a cirurgia. Consegui acompanhar os atendimentos, auxiliar na rotina da clínica e observar tudo isso. Foi o que me fez perder o medo do atendimento clínico e ter certeza de que era uma área que eu tinha muito interesse”, relatou a veterinária.
Na parte final do curso, Gabrielly ainda fez estágios em hospitais veterinários na UFMG e na Universidade Federal de Viçosa (UFV), duas instituições com décadas de tradição na área. “Foram as duas grandes universidades que eu tive contato. E foram nesses estágios, específicos na área de clínica, que eu tive certeza de que eu queria seguir na área de pequenos, mas dentro da clínica médica de pequenos animais”, acrescentou.
Você pode se interessar por:
- Clínicas Integradas da UNIVALE realizam cerca de 92 mil ações em saúde em 2025 e ampliam acesso a atendimentos especializados em Governador Valadares
- Curso de Educação Física realiza Festival de Minibasquete e incentiva iniciação esportiva
- Pesquisa do GIT sobre raça e gênero vence prêmio de dissertações e será publicada como livro

A médica-veterinária considera a residência um passo essencial para estar mais preparada para atuar com autonomia e mais qualidade na prática clínica, e assegura que a formação na UNIVALE a qualificou para essa etapa. “A base da UNIVALE foi muito sólida, sinto que foi a UNIVALE que me preparou para dar esse próximo passo na UFMG, justamente por conta dessa oportunidade de estágio que eu tive em convênio com a UNIVALE e a UFMG. A residência vem justamente para completar essa base que a UNIVALE já me deu, e também para me tornar uma profissional ainda mais segura e preparada para atuar nessa área”, salientou Gabrielly.
Durante a graduação, ela destaca que participou de várias atividades acadêmicas extracurriculares, como programas de monitoria e de extensão, entre eles a Liga Acadêmica de Pequenos Animais (Lapets). “Participei da primeira diretoria da Liga. Esses programas pontuam bastante no currículo para o processo de residência, e são ofertados durante a graduação da UNIVALE para os estudantes que tenham interesse. Os grandes mestres da UNIVALE, especialmente a professora Zara, foram muito importantes no processo, me deram bastante apoio e incentivo para buscar o processo de residência”, avaliou a egressa.

A professora Zara Alves Lacerda, citada por Gabrielly, espera que a aprovação da ex-aluna no programa da UFMG seja um estímulo para as próximas turmas de estudantes que se formarem.
“A residência é muito importante para a formação profissional, é uma reafirmação da área que eles escolheram. A aprovação da Gaby nessa residência em clínica de pequenos animais na UFMG dá muito orgulho para a gente. Não só pela instituição onde ela foi aprovada, que é uma instituição muito importante para o país, mas também pela concorrência, que é elevada. Ela concorreu com outros alunos de outras faculdades de peso, e esse resultado dá um conforto em saber que a gente está oferecendo boa qualidade de formação para os nossos alunos”, observou a docente.
Outros registros da vida acadêmica de Gabrielly durante o curso de Medicina Veterinária na UNIVALE:













