Ao participar de uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, sobre migração, a professora da Univale, doutora Sueli Siqueira, cobrou que o estado brasileiro exija respeito aos cidadãos deportados dos Estados Unidos. O tema da audiência era debater os impactos da imigração e as condições de detenção e deportação de imigrantes brasileiros vindos dos Estados Unidos.
“O migrante brasileiro é uma pessoa que se desloca em busca de uma vida melhor. É uma pessoa detentora de direitos e como tal deve ser tratada, tanto pelo estado norte-americano quanto pelo estado brasileiro. E cabe ao estado brasileiro exigir o respeito ao cidadão brasileiro, independente da condição dele e da razão da deportação. É preciso que o estado brasileiro não permita que seu cidadão seja tratado de forma indigna, como tem sido relatado”, afirmou a professora, que é pesquisadora de referência sobre migração internacional.
A audiência foi realizada a pedido do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG). Dados da Polícia Federal apontados pelo deputado mostram que, em 2021, mais de 80 mil brasileiros foram presos nas fronteiras dos Estados Unidos, sendo que 52 mil eram de Minas Gerais, e 17 mil oriundos de Governador Valadares. O parlamentar propôs a criação de uma comissão externa da Câmara para apurar as condições de detenção e deportação de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios