O curso de Pedagogia da UNIVALE concluiu nesta semana o Seminário Integrador deste semestre, com apresentações de trabalhos de estudantes do 1º e 3º períodos debatendo os impactos do empreendedorismo social em cinco dimensões: psicossocial, cultural, socioeconômica, político e institucional, e socioambiental.
O empreendedorismo social foi escolhido como um recorte do tema institucional, cultura empreendedora, definido para o primeiro semestre de 2023 por votação de professores e coordenadores dos cursos da instituição. No encerramento do Seminário Integrador, os grupos de alunos apresentaram minidocumentários com o que foi estudado nas cinco dimensões do tema.
“Durante todo o desenvolvimento do Seminário Integrador nós tivemos um Café com Prova, em que os alunos estudaram o texto e depois responderam perguntas, e foram divididos em grupos de trabalho, tanto o primeiro período como o terceiro. Eles pesquisaram instituições que abordam a temática do empreendedorismo social, nas diversas perspectivas, e como o empreendedorismo social impacta a economia na nossa cidade”, explicou a coordenadora do curso, professora Wildma Mesquita.
A aluna Maria Eduarda elogiou a escolha do tema, que ela considera atual e relevante para a formação dos futuros profissionais da Pedagogia. “É muito importante trabalhar a cultura empreendedora, visando o empreendedorismo social e suas vertentes aqui nesta instituição, no nosso Seminário Integrador este ano. O empreendedorismo faz parte da sociedade, a cultura empreendedora vem aí como um avanço, e trabalhar o desenvolvimento psicossocial, o econômico e ambiental, dentro do nosso curso de Pedagogia, tem a contribuir com nossa formação. Isso alavanca ainda mais o nosso conhecimento aqui na instituição”, disse a estudante.