A UNIVALE foi sede do Encontro Interinstitucional: Território, Patrimônio e Gestão das Paisagens, reunindo representantes da UNESCO, IPHAN, IEPHA-MG, Secretaria Municipal de Cultura e diversas instituições parceiras. O evento, realizado no Campus I da universidade, promoveu diálogos sobre preservação ambiental, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável, com foco na construção coletiva de propostas para Governador Valadares e região.
A programação começou com a mesa de abertura, seguida de uma contextualização feita pelo professor Dr. Luís Oosterbeek, integrante da diretoria da UNESCO. Em sua fala, ele destacou a necessidade de articulação entre ações locais e iniciativas globais: “Vimos que seria interessante uma articulação maior em relação a tudo que está acontecendo, especialmente sobre questões ligadas à água e ao território. Precisamos pensar em soluções que façam sentido para as pessoas e possam ser aplicadas a médio prazo”, ressaltou.
Em seguida, os participantes se dividiram em três rodas temáticas simultâneas. Os grupos discutiram temas como Patrimônio, Memória e Gestão das Paisagens, Educação, Cultura e Sustentabilidade e Políticas Públicas, Participação e Saúde Territorial, buscando integrar perspectivas comunitárias, acadêmicas e institucionais.
Você pode se interessar por:
- Pesquisa da UNIVALE é publicada em livro de professores da UFES
- UNIVALE marca presença na 54ª ExpoAgro GV com estande inovador, ações educativas e clínica veterinária 24h
- Resultado — Bolsa de Pós-Doutorado PPG GIT/UNIVALE Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território - Edital Nº 0516/2025
Segundo o coordenador adjunto do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, o professor doutor Leonardo Oliveira Leão e Silva, o encontro tem papel estratégico: “O principal objetivo hoje é criar propostas de projetos que serão utilizados no município para fortalecer a gestão integrada do território. A partir desse diálogo, vamos estruturar um documento que servirá como base para políticas públicas e parcerias entre poder público, universidades e organizações sociais”, explicou.
Para o presidente do Instituto Espinhaço, Dr. Luiz Oliveira, a iniciativa é essencial para o futuro da região: “Nosso objetivo é compartilhar experiências e perceber como podemos melhorar a vida das pessoas. A UNIVALE é uma referência para Valadares e para toda a Bacia do Rio Doce. É fundamental unir esforços e dar a essa região o futuro que ela merece”, afirmou.
Já o presidente da IEPHA - MG, João Paulo Martins, presidente do IEPHA-MG, ressaltou a importância da integração entre cultura e gestão territorial: “Hoje discutimos como a cultura pode ser um elemento agregador para a gestão ambiental, urbana e dos recursos hídricos. O Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da UNIVALE é único em Minas Gerais e tem uma conexão profunda com as nossas ações no Estado”, destacou.
O encontro terminou com uma plenária de sistematização e a construção coletiva da carta-proposta, consolidando um espaço de diálogo que pretende se desdobrar em novas parcerias e projetos para a região.
Veja fotos do encontro:















