Amizades que já duram mais de 20, 25, 30 e até 50 anos. Momentos de saudade e de reencontro. Nos dois campi da Univale, a emoção falou mais alto nas reuniões de egressos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Odontologia, e Engenharia Mecânica e Metalúrgica.
A turma de Comunicação, com habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, se formou em 2002. Na sexta-feira (11), os egressos retornaram ao campus II e foram recebidos pela reitora, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Entre os ex-alunos estavam atuais professores da Univale, como o coordenador dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, Bob Villela. Para ele, o momento do reencontro foi especial. De aproximadamente 50 egressos, cerca de 20 compareceram à reunião.
“A turma manteve contato ao longo desses anos, mas são contatos mais diluídos. São dois ou três que se encontram um dia. São três ou quatro que se encontram em outro momento. São aqueles dois ou três que mantiveram amizade em um núcleo mais fechado, independentemente do elo com o curso. Esse momento, de todo mundo junto, é mais raro”, ponderou Bob.
Egressos formados em 1997 em Psicologia também sentiram a nostalgia de revisitar o campus II. De 27 alunos que se graduaram, 14 voltaram à Univale no final de semana. Márcia Mendes relata que, desde a formatura, a turma tem o hábito de se reunir a cada cinco anos.
“Vieram pessoas da Bahia, Espírito Santo, outras cidades de Minas e outras daqui de Valadares. Mas a maioria veio de fora. Com os familiares, éramos 29 pessoas reunidas durante a festa. Cada formanda trouxe um mimo de presente para as demais. No sábado fizemos uma Noite da Saudade, relembrando a Aula da Saudade”, destacou Márcia.
Em 1992 a Univale formou a primeira turma de Odontologia – até então, havia a Faculdade de Odontologia (FOG), uma das instituições que se uniram para formar a universidade. “Valeu a pena eu ter andado 1.500 quilômetros, valeu por cada minuto que nós passamos juntos dos nossos amigos. Há 30 anos que não nos víamos, então foi um momento ímpar, inesquecível e que vai ficar marcado para a gente”, afirmou Gustavo Coelho, egresso daquela turma, que também contava com a atual professora do curso, Isaura Senna. “Alguns colegas a gente realmente não via há 30 anos, mas outros a gente mantém contato e revê sempre. Já fizemos algumas outras reuniões, mas desta vez teve mais gente que em outros encontros”, observou Isaura.
No campus I, a nostalgia foi pelos 50 anos de formatura da turma pioneira de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do então Minas Instituto de Tecnologia (MIT), que anos depois também viria a se tornar Univale. Célia de Farias era a única mulher daquela turma, que se formou em 1972. “Voltar aqui é uma sensação incrível. Ver esse local onde vivemos tantos apertos, mas também tantas alegrias, é incrível”, relatou.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios