Placas de energia fotovoltaica instaladas em edifício do campus 2 da UNIVALE

UNIVALE amplia sustentabilidade e reduz custos com instalação de energia fotovoltaica

14 abril, 2023

Placas de energia fotovoltaica estarão presentes também em carports, que garantirão cobertura a veículos em estacionamento no campus II

A UNIVALE está gradualmente substituindo a energia elétrica pela solar, com a instalação de placas fotovoltaicas. A nova fonte de energia é limpa, renovável e mais barata, e sua adoção amplia as iniciativas que a universidade implementa em relação a metas de sustentabilidade, além de reduzir custos para a instituição. A instalação dos painéis solares deve ser concluída em três meses, com investimentos em torno de R$ 6 milhões – valores aprovados pelo Conselho de Diretores da Fundação Percival Farquhar (FPF), a mantenedora da UNIVALE.

Ao longo da semana, as placas de energia fotovoltaica foram colocadas no campus Armando Vieira, o campus I, no bairro Vila Bretas. No campus Antônio Rodrigues Coelho, o campus II, do bairro Universitário, o primeiro prédio a receber as placas de energia solar foi o do Centro Tecnológico Científico (CTC). Em alguns espaços, as placas serão instaladas nos telhados dos edifícios. Mas em alguns estacionamentos também serão construídos carports, estruturas metálicas com módulos solares que também servirão como cobertura para os veículos.

Diretora-executiva da FPF, Aniela Castello Branco salienta que o compromisso pelo desenvolvimento sustentável faz parte do planejamento estratégico da universidade – que já foi premiada por cumprir com metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“É um investimento que dará um retorno financeiro, e utilizando energia limpa, e trabalhando sempre focada no desenvolvimento sustentável, que faz parte do nosso planejamento estratégico. A energia fotovoltaica é uma energia limpa, e a instituição optou por fazer esse investimento também visando redução de custos”, comentou Aniela.