Desde o dia 5 de maio, já está em funcionamento a primeira usina fotovoltaica da UNIVALE, utilizando energia limpa e renovável, e que reduz os custos com energia elétrica. O primeiro prédio a utilizar a nova fonte de energia é o Centro Tecnológico Científico (CTC), campus II. Nesta sexta-feira (12) estava prevista também a ligação do sistema fotovoltaico no campus I.
As placas estão sendo instaladas gradativamente desde abril deste ano, em um processo que deve durar três meses. Conforme a técnica eletricista do Departamento de Logística (DLOG), Nayara Teixeira de Oliveira Amaral, atualmente a instalação está ocorrendo no Bloco A19 (onde ficam a Reitoria e o Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva).

O próximo bloco a receber a instalação será o do DLOG, ainda neste mês. “Terminando aqui [no DLOG], creio que deve passar para os carports. Em seguida deve ser o ED2 [prédio onde acontecem aulas de diversos cursos no campus II], e depois os blocos menores. Até o final do mês que vem deve estar concluída a instalação”, disse Nayara. Os carports mencionados por ela são estruturas metálicas com módulos solares que serão colocadas em estacionamentos do campus, servindo ainda como cobertura para os veículos.
Você pode se interessar por:
O processo de implementação da energia solar na universidade começou em dezembro de 2022, com mapeamento dos telhados e áreas disponíveis para colocação dos módulos. O investimento total para a instalação das placas fotovoltaicas, de 550 watts de potência, é em torno de R$ 6 milhões – com a redução na tarifa de energia elétrica, a estimativa da Fundação Percival Farquhar (FPF), a mantenedora da UNIVALE, é que em cinco anos já haja o retorno dos valores aplicados.