Em processo seletivo para o programa de residência multiprofissional em Saúde da Família, a Prefeitura de Governador Valadares escolheu 18 profissionais de diversas áreas de formação para atuar em unidades de saúde do município. Eram quatro vagas disponíveis para pessoas formadas em Enfermagem, e todas as quatro foram preenchidas por egressas da Univale. O programa tem duração de dois anos e status de pós-graduação lato sensu, com pagamento de bolsa de estudos aos candidatos convocados.
Uma das enfermeiras aprovadas, Ingrid Gabriel Grigorio concluiu o curso na Univale em dezembro de 2022 e está atuando nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Mãe de Deus 2 e Caic 1. “A residência é uma modalidade de pós-graduação, só que prática. A gente trabalha de 7 às 17 horas em uma unidade de saúde, e à noite a gente tem aula sobre os conteúdos específicos da nossa profissão. E em um dia da semana a gente tem aula sobre conteúdos transversais. Ou seja, da equipe multidisciplinar. Na nossa turma tem dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas e nutricionistas. Para fazer essa residência tem que passar por um processo, de um edital. A gente concorre como se fosse um concurso”, explicou.
Além da prova escrita, o processo seletivo previa uma prova de títulos, com avaliação de currículo e histórico acadêmico dos candidatos. Ingrid acredita que esse foi o diferencial que garantiu a aprovação de enfermeiras formadas pela Univale. “Por causa dos projetos de extensão e de pesquisa da Univale a gente teve um currículo acadêmico muito melhor que os concorrentes. Eu participei de projetos de extensão, de monitorias e de pesquisa, durante toda minha graduação. É uma experiência fantástica. Pessoalmente falando, era meu sonho fazer, porque a gente aprende muito, principalmente em relação a Estratégia de Saúde da Família, que era a área que eu queria atuar”, afirmou Ingrid.
Também graduada em Enfermagem em dezembro de 2022, Ambranara Ramos Bramusse comemora o exercício da profissão, e o próprio fato de concluir um curso superior – há duas décadas ela havia estudado Psicologia por dois anos, sem se formar. “Concluí o curso de Enfermagem, foram quatro anos e meio de muitos estudos e perseverança. Tive o privilégio de conviver com professores admiráveis, inesquecíveis, comprometidos e incentivadores, que a todo momento descortinavam meus horizontes. O processo da residência com certeza foi um projeto audacioso pra mim. Atuamos juntos na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos cidadãos da nossa cidade e me sinto privilegiada em fazer parte de algo tão necessário”, disse Ambranara.
Taiane da Silva Gomes se formou em 2019 e, junto com Ambranara, está atuando nas ESFs Asteca e São Raimundo 2. Para ela, a atuação em uma equipe multiprofissional é um diferencial importante no atendimento à população. “A residência sempre foi um sonho meu, queria tentar desde a formação da primeira turma, em 2020. No entanto, em razão da pandemia e de outras oportunidades de trabalho, nunca me inscrevi no processo seletivo. A residência multiprofissional é diferente dos outros tipos de residência, devido à integração de diversas áreas de atuação. Nossas atividades não são somente específicas na nossa área, e sim integradas com a atuação de outros profissionais da saúde”, comentou Taiane.
Juliana Barros de Moura é outra egressa que concluiu o curso em 2019, e por quase três anos atuou como enfermeira no Hospital Bom Samaritano. Mas a aprovação para a residência multiprofissional era a realização de um desejo antigo de trabalhar na atenção primária. “Na Univale pude aprender com os melhores mestres da vida. Agora finalmente estou atuando na atenção primária. Tenho duas preceptoras, a enfermeira Laila na ESF Caic 1, e a enfermeira Anna Flávia na ESF Mãe de Deus 2. Elas têm me acompanhado na prática, e me ensinam como é de fato a rotina do enfermeiro. O mais incrível tem sido atuar com duas enfermeiras diferentes e em campos diferentes. Assim posso aprender o máximo, para daqui dois anos atuar de fato como enfermeira especialista em Saúde da Família”, afirmou Juliana.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios