O Espaço A3 – Apoio ao Aluno, vinculado à Diretoria de Graduação, constitui-se em serviço interno de apoio aos discentes e às atividades didático-pedagógicas da instituição, comprometido com a inclusão acadêmica, científica e social do estudante, com oferta de serviços, programas e ações.
Edmarcius Carvalho Novaes
Contato: edmarcius.novaes@univale.br
Atribuições:
I. Coordenar e acompanhar o processo de implantação, implementação, monitoramento e avaliação dos serviços, programas e ações do Setor;
II. Responder pelo setor no âmbito de suas competências;
III. Acompanhar a execução do plano de ações que integra o Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade da UNIVALE.
IV. Elaborar com a equipe o Plano de Trabalho Anual do Espaço A3, submetendo à aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e da Assessoria de Graduação – ASGRAD da UNIVALE, fazendo-o cumprir;
V. Convocar e presidir reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou monitoramento das ações previstas no Plano de Trabalho Anual.
VI. Encaminhar relatórios semestrais circunstanciados à Assessoria de Graduação – ASGRAD, com indicação de providências que visem a eficácia da atuação do Setor;
VII. Cumprir e fazer cumprir as deliberações da Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e da Assessoria de Graduação – ASGRAD da UNIVALE, bem como as instruções e determinações da Fundação Percival Farqhuar – FPF.
Hemmily Gomes de Brites
Contato: hemmily.brites@univale.br
Atribuições:
I. Acolher o estudante e proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre seu processo de
ensino e aprendizagem;
II. Contribuir e dialogar com o corpo docente acerca da relação professor e estudante frente às
práticas didáticas e metodológicas, quando solicitado;
III. Auxiliar na organização de eventos internos para a formação cidadã, aspectos educacionais e
de inclusão, em suas diversas possibilidades;
IV. Emitir relatórios semestrais das atividades específicas realizadas;
V. Encaminhar as demandas espontâneas e aquelas identificadas durante os atendimentos para a
rede de serviços interna da UNIVALE;
VI. Orientar metodologicamente e didaticamente o estudante, mediante as dificuldades de
aprendizagens, quando solicitadas;
VII. Acompanhar a execução do Programa de Monitoria;
VIII. Acompanhar a execução do Programa de Aprimoramento Acadêmico;
IX. Acompanhar o desenvolvimento e execução do Programa de Permanência Estudantil;
X. Auxiliar nas ações institucionais de acompanhamento dos egressos, colaborando de forma
articulada com demais setores envolvidos;
XI. Executar ações de formação de estudantes para o mercado de trabalho, em articulação com
o CEO – Centro de Empregabilidade e Oportunidades.
XII. Auxiliar nas demandas espontâneas dos Centros Acadêmicos;
XIII. Auxiliar na avaliação anual do cumprimento das ações previstas no Plano de Inclusão e
Acessibilidade da UNIVALE.
XIV. Participar e contribuir nas reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou
monitoramento das ações previstas no Plano Trabalho Anual.
Atribuições:
I. Auxiliar no processo semestral de matrícula, prestando informações sobre as atribuições do apoio psicológico;
II. Atuar, entre outras, nas seguintes situações:
a) problemas educacionais e de desenvolvimento relacionados ao desempenho e ao ajuste acadêmico;
b) problemas no ambiente acadêmico, estruturais ou funcionais, que afetam o desenvolvimento dos estudantes;
c) problemas sociais ou interpessoais relacionados ao aprendizado ou ao comportamento;
d) dificuldades ou transtornos específicos que afetam o aprendizado, o comportamento ou a inclusão do estudante no ambiente acadêmico;
III. Acolher e ouvir o estudante em suas demandas individuais, propondo-lhe uma reflexão sobre estratégias para enfrentamento de situações adversas e/ou realizar encaminhamentos conforme a necessidade e o caso;
IV. Atender e orientar coordenadores de cursos em situações que envolvam estudantes com demandas psicológicas, sugerindo intervenções que visem a melhoria no relacionamento entre estudantes e professores;
V. Identificar casos semelhantes e recorrentes e, a partir deles, propor ações institucionais que visem melhorias nas relações entre estudantes/professores/universidade, de acordo com a necessidade;
VI. Reunir, caso necessário, com profissional externo que acompanha o estudante com demandas psicológicas, visando à proposição de ações que favoreçam sua melhor adaptação no ambiente universitário;
VII. Encaminhar à rede interna de serviço de atendimento psicológico demanda individual de estudante que se enquadrar no perfil do público alvo da referida rede interna de serviço;
VIII. Acolher familiares de estudantes em casos de impedimento do segurado, com o encaminhamento ao setor responsável pelo seguro estudantil;
IX. Auxiliar na organização de eventos internos de aperfeiçoamento e formação docente acerca de práticas pedagógicas humanizadoras e também no desenvolvimento de projetos e programas de prevenção primária e secundária;
X. Emitir relatórios semestrais das atividades específicas realizadas;
XI. Participar e contribuir nas reuniões periódicas da equipe para planejamento e/ou monitoramento das ações previstas no Plano Trabalho Anual;
XII. Auxiliar na avaliação anual do cumprimento das ações previstas no Plano de Inclusão e Acessibilidade da UNIVALE.
Adelice Jaqueline Bicalho - Campus 2
E-mail: adelice.bicalho@univale.br
Luana Dias Barreiros - Campus 2
E-mail: luana.barreiros@univale.br
Sara Edwirgens Barros Silva - Campus 1
E-mail: sara.silva@univale.br
Atribuições:
I. Auxiliar no processo semestral de matrícula, prestando informações sobre as atribuições do apoio à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
II. Atuar como canal de diálogo e reflexão para a comunidade acadêmica, acerca da educação inclusiva, esclarecendo sobre acessibilidade para estudantes públicos-alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
III. Contribuir na formação docente acerca das necessidades educativas especiais dos estudantes públicos-alvo da educação especial/inclusiva, esclarecendo sobre adaptações e adequações pedagógicas demandadas por cada caso, bem como acerca dos marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
IV. Orientar metodologicamente e didaticamente o estudante com necessidades educativas especiais quando solicitado, mediante as demandas específicas de cada caso;
V. Elaborar Plano Individual de Desenvolvimento (PID), documento interno de acompanhamento e registro acadêmico dos estudantes com necessidades educativas especiais atendidos pelo setor, com o objetivo de auxiliar os seus docentes na construção de suas estratégias no processo de ensino aprendizagem dos estudantes;
VI. Orientar semestralmente os docentes na elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento – PID dos estudantes com necessidades educativas especiais atendidos, com o registro das adaptações e adequações de práticas pedagógicas e curriculares dos estudantes;
VII. Propor medidas de apoio e adequações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais, considerando o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com necessidades educativas especiais;
VIII. Encaminhar as demandas espontâneas e aquelas identificadas durante os atendimentos para a rede se serviços que atenda às pessoas com deficiências ou com necessidades educativas especiais;
IX. Realizar, quando necessário, reunião interna com o estudante com necessidades educativas especiais (sem caráter clínico/terapêutico) com sua família e/ou com profissional externo que o atenda;
X. Acompanhar as atualizações em torno dos marcos legais que regem a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
XI. Auxiliar na organização de eventos internos de aperfeiçoamento objetivando a formação docente acerca de práticas e adaptações pedagógicas inclusivas;
XII. Reunir informações e compilar os dados, semestralmente, dos estudantes com necessidades educativas especiais;
XIII. Emitir relatórios semestrais das atividades específicas realizadas;
XIV. Participar e contribuir nas reuniões periódicas da equipe, para planejamento e/ou monitoramento das ações previstas no Plano Trabalho Anual;
XV. Auxiliar na avaliação anual do cumprimento das ações previstas no Plano de Inclusão e Acessibilidade da UNIVALE.
O Programa de Aprimoramento Acadêmico – PAA consiste em oferecer atendimento extracurricular, de forma contínua e progressiva, aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação.
A oferta será semestral, tem por objetivos:
I. Aprimorar o conhecimento do estudante ingressante ou veterano em conteúdos básicos necessários para o melhor desenvolvimento das disciplinas;
II. Estimular o estudante a ser multiplicador do conhecimento construído e/ou sedimentado no PAA para os demais;
III. Conscientizar o estudante de sua responsabilidade como sujeito ativo da aprendizagem;
IV. Atender a um dos indicadores definidos pela Comissão Nacional de Educação Superior/MEC para avaliação de Cursos de Graduação no que se refere ao apoio ao estudante.
EDIÇÃO 2024/2
Clique aqui e leia o edital para a edição 2024/2
Link de inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 09 a 13 de setembro de 2024
E-mail: paa@univale.br
Edições anteriores (encerradas):
EDIÇÃO 2024/1
Clique aqui e leia o edital para a edição 2024/1
Link de inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 01 a 05 de abril
E-mail: paa@univale.br
EDIÇÃO 2023/2
Clique aqui e leia o edital para a edição 2023/2
Link de inscrição: https://forms.gle/tLdCYhB1cgCMfmEJ6
Período de inscrição: 23 de agosto a 25 de agosto.
E-mail: paa@univale.br
Edição 2023/1
Clique aqui e leia o edital para a edição 2023/1
Inscrição: https://forms.gle/SUNLLg3vPdDTbZEn7
Período de inscrição: 10 a 13 de abril
E-mail: paa@univale.br
EDIÇÃO 2022/2
Clique aqui e leia o edital para a edição 2022/02
Inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 24 A 27 de outubro de 2022
E-mail: paa@univale.br
EDIÇÃO 2022/1
Clique aqui e leia o edital para a edição 2022/01
Inscrição: https://forms.gle/ztVoVMMEsDQJasf2A
Período de inscrição: 7 a 14 de março de 2022
E-mail: paa@univale.br
EDIÇÃO 2021/1
Clique aqui e leia o edital para a edição 2021/01
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf66tKhVdnNbE7YXa0D8J0PorVFvvJVzudF9l0M4vp2E3-Cgw/viewform
Período de inscrição: 7 a 14 de maio de 2021
E-mail: paa@univale.br
Cursos ofertados: Cursos PAA 2021/1
O Programa de Monitoria Voluntária, regido por regulamento e editais próprios, possui os seguintes objetivos:
I. Melhor aparelhamento dos cursos de graduação, assim como o aproveitamento dos estudantes que apresentem aptidão necessária para a função;
II. Despertar no estudante monitor a vocação pela carreira docente;
III. Assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino;
IV. Proporcionar apoio acadêmico necessário aos estudantes com baixo desempenho e superação das dificuldades de aprendizagem.
Regulamento Geral do Programa de Monitoria Voluntária
EDIÇÃO 2024/2
Lista de alunos selecionados e excedentes do Programa de Monitoria Voluntária 2024/2
Link do Edital
Inscrição: https://forms.gle/zg4GHDbUtthak2sp9
Período de inscrição: 31 de julho a 07 de agosto de 2024.
E-mail: monitoria@univale.br
Edições anteriores (encerradas):
II Fórum de Monitoria Voluntária
Inscrições de 28/02 a 03/03
EDIÇÃO 2024/1
Clique aqui para ver o edital.
Inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 20 a 24 de novembro de 2023
E-mail: monitoria@univale.br
Clique aqui para ver o RESULTADO do edital
EDIÇÃO 2023/2 (Cursos presenciais)
Inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 01 a 07 de agosto de 2023 (até as 12h)
E-mail: monitoria@univale.br
EDIÇÃO 2023/2 (Cursos EaD)
Inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 30 de junho a 2 de julho de 2023
E-mail: monitoria@univale.br
EDIÇÃO 2023/1
Inscrição: https://forms.gle/
Período de inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março de 2023
E-mail: monitoria@univale.br
EDIÇÃO 2022/1
Inscrição: https://forms.gle/id4hz2BEWGroioLu7
Período de inscrição: 27 de outubro a 3 de novembro de 2021
E-mail: monitoria@univale.br
EDIÇÃO 2021/2
Inscrição: https://forms.gle/CJ63zGx2zjn3xQV7A
Período de inscrição: 23 a 27 de agosto de 2021
E-mail: monitoria@univale.br
A Jornada de Educação Inclusiva da UNIVALE, surgiu em 2018 tendo como objetivos:
I. Esclarecer sobre a política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e os requisitos legais de inclusão preconizados pelo Ministério de Educação;
II. Implementar a política de inclusão da UNIVALE através de esclarecimentos e ações com base nas legislações de inclusão vigentes;
III. Conscientizar sobre a inclusão no Ensino Superior, e ainda, considerando o perfil do egresso de cada curso e as habilidades e competências necessárias para o exercício profissional.
Saiba mais:
I Jornada da Educação Inclusiva – 2018
II Jornada da Educação Inclusiva – 2019
III Jornada da Educação Inclusiva – 2020
Ações desenvolvidas pelo Espaço A3 em parceria com o curso de Psicologia
Edição atual
Oficina "Vencendo o Medo de Falar em Público"
Edital
Inscrições: 09 a 13 de setembro de 2024
Link (campus I): https://forms.gle/xdW4BeVpphSTug5F6
Link (campus II): https://forms.gle/GdqvHuhka2N6QNnq5
Datas encontros: 24/09 - 01/10 - 08/10 - 22/10 - 29/10 - 05/12 - 12/12
Grupo terapêutico
Edições passadas
Oficina "Vencendo o Medo de Falar em Público"
Inscrições: 1 a 5 de abril
Link (campus I): https://forms.gle/
Link (campus II): https://forms.gle/
7 encontros, às quartas-feiras, de 17h30 às 18h30
Início dos encontros: 10 de abril
Grupo terapêutico
Período de Inscrição: 02/04/2024 a 10/04/2024
Início: 15 de Abril
7 encontros, às segundas-feiras, de 17h30 às 18h30
Oficina "Vencendo o medo de falar em público"
Inscrições: https://forms.gle/
Grupo Terapêutico
Inscrições: https://forms.gle/
Edital UNIVALE Nº 052/2023 — OFICINA TEMÁTICA-
VENCENDO O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Grupo Terapêutico
Inscrições até 28 de abril de 2023
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5BNj3_DW4RN4JYTOFjgYoqt1abEfHFOTN1Z0kqjZkAVwv_A/viewform
Oficina de Oratória
Inscrições até 28 de abril de 2023
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvIHxiuvMrxAJk5GBuEXDllVr2ujq__yVVF6qhzVdiYy26pg/viewform
Comunicação assertiva e não violenta
Inscrições até 28 de abril de 2023
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvTdic-c0uezYVDAP0l298kxVHTBCyxJgc17HxDXA_H0Z0cQ/viewform
Grupo Terapêutico
Inscrições de 30 de agosto a 7 de setembro
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSel3hRAskuiD_8hOB-bNCK-T6wE5uA_DE_j0UhUZg71yG_Nsg/viewform
Oficina de Oratória
Inscrições de 30 de agosto a 7 de setembro
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_W738OAWiRQopJTYQH2eahc5leKDkxI0N_G1xY9mzG1qNRg/viewform
Treinamento de Habilidades Interpessoais
Inscrições de 16 a 28 de março
Link: https://forms.gle/jkm8AAVR6Sa7jcq26
Oficina de Oratória
Inscrições de 16 a 28 de março
Link: https://forms.gle/bgrjKjxc6RA737vg7
Grupo Terapêutico (campus II)
Inscrições de 16 a 28 de março
Link: https://forms.gle/1e6T8S3QZEEisjC2A
Grupo Terapêutico (campus I)
Inscrições de 21 de março a 5 de abril
Link: https://forms.gle/K9ZVVTnrxx6k5a917
Confira a lista com os alunos selecionados.
As ações disponíveis no Espaço A3 – Apoio ao Aluno para a comunidade acadêmica são os eventos internos realizados para a formação cidadã, sobre aspectos educacionais e de inclusão em suas diversas possibilidades, que favorecem o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais, o aperfeiçoamento e formação docente acerca de práticas pedagógicas humanizadoras, além de prevenir e combater toda forma de violência, inclusive bullying, valorizando e incentivando a cultura da paz entre/na comunidade acadêmica e local.
São eventos institucionais sob responsabilidade do Espaço A3, com periodicidade anual e previsão no Calendário Acadêmico da UNIVALE, sem prejuízos de outros, a Jornada da Educação Inclusiva e a Semana da Diversidade.
RODA DE CONVERSA: “AUTISMO E PSICANÁLISE: PARCERIAS E INVENÇÕES”
RODA DE CONVERSA: “DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL”
RODA DE CONVERSA: “AUTISMO: FAMÍLIA E INCLUSÃO”
A Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, instituição comunitária de Governador Valadares, comprometida em oferecer uma formação igualitária e cidadã, pauta-se pela inclusão e pela garantia de acessibilidade física, metodológica e atitudinal.
A partir de sua missão educacional, apresenta à comunidade acadêmica este Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade, o qual contém informações essenciais para viabilizar tomadas de decisões institucionais para o pleno cumprimento das normativas legais em vigor direcionadas ao público com deficiência e demais condições biopsicossociais, visando a inclusão social e cidadã durante todo o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.
A instituição, com este documento, também preconiza diretrizes que estabelecem ações que visam garantir o cumprimento das metas previstas no Plano Institucional de Desenvolvimento – PDI da UNIVALE, referentes aos objetivos institucionais e às estratégias definidas no desenvolvimento de projetos pedagógicos dos cursos, com a introdução de temas transversais e ações institucionais que privilegiam a acessibilidade, a inclusão e políticas educacionais antidiscriminatórias, promovendo um ambiente sadio, com respeito às diferenças e com o estimulo ao protagonismo discente.
Desta forma, este Plano encontra-se estruturado, inicialmente com a apresentação das concepções de inclusão e acessibilidade no ensino superior adotados pela UNIVALE, os dados deste cenário em nível nacional, a análise específica da situação de acessibilidade e inclusão da UNIVALE, as metas correlacionadas em seu PDI, a apresentação da estrutura e objetivos do Espaço A3 – Apoio ao Aluno com a oferta de seus serviços de apoio psicopedagógico e psicológico aos estudantes, os aspectos pedagógicos dos cursos, as condições de infraestrutura arquitetônica, as condições de acessibilidade no sítio eletrônico e acervo pedagógico e cultural, e os planos de ação, organizados para execução em curto, médio e longo prazo, garantindo acessibilidade física, metodológica e atitudinal.
Doutorando em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE, 2016). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IMES, 2011), Educação e Inclusão – Linha de Formação: Libras (FAEL, 2013), Gênero e Diversidade na Escola (UFMG, 2016), Direito Público (UNIDERP, 2011) e em Gestão Pública (UFOP, 2013), além de MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (UNIDERP, 2011). É Bacharel em Direito (FADIVALE, 2007), Licenciado em Filosofia (UNINTER, 2020). Professor e pesquisador na UNIVALE – Universidade do Vale do Rio Doce, onde leciona e atua em projetos de pesquisa e extensão vinculados ao NIEDS – Núcleo Interdisciplinar de Educação, Direito e Saúde, coordenando o projeto de pesquisa: “Libras, Surdez e Saúde Pública em Governador Valadares”. Na gestão universitária coordena o Espaço A3 da UNIVALE – Apoio ao Aluno, e compõe a organização geral do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE desde 2016. Representa a categoria de instituições de ensino superior no Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Governador Valadares. É revisor em diversos periódicos das áreas de educação, direito, gênero e estudos culturais contemporâneos. Autor do livro ‘SURDOS: Educação, Direito e Cidadania’ (WAK Editora, 2010; 2014) e co-autor do livro ‘Diversidade e Inclusão’ (EST, 2018).
Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2014). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (2017). Professora e supervisora de estágio do curso de Psicologia, e professora do curso de Pedagogia da UNIVALE. Responsável pelo Serviço de Apoio Psicológico do Espaço A3.
Graduada em Pedagogia (1985) e em Psicologia (1995) pela Universidade Vale do Rio Doce. Mestra em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005). Especialista em Psicanálise para crianças e adolescentes, em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Metodologia do Ensino Superior. Possui cursos de capacitação e atualização em inclusão educacional. É professora no Curso de Psicologia da UNIVALE, supervisora de estágio, e responsável pelo atendimento psicopedagógico de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Espaço A3 no Campus Antônio Rodrigues Vieira. Psicóloga Clínica.
Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de Ensino Superior (1993), Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Especialista em Neuropsicopedagogia. Especialista em Educação Especial pela USP. Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Doutoranda em Ciências Humanas pela UFSC. Professora no Curso de Direito da UNIVALE, e responsável pelo atendimento psicopedagógico de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Espaço A3, no Campus Armando Vieira.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE, 2015). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Censupeg. Responsável pelo Serviço de Apoio Pedagógico no Espaço A3 – Apoio ao Aluno, e do Núcleo de Formação Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano, Recrutamento e Seleção da FPF.
Mestra em Gestão Integrada do Território, pela Universidade Vale do Rio Doce (2020). Licenciada em Ciências – Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE – 2002) e em Letras – Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 2016), Especialista em Matemática (UCB – 2003); em Gestão Escolar: Orientação, Supervisão e Administração (UCB – 2011), em Educação e Inclusão – Linha de Formação: Libras (FAEL – 2013). É servidora pública de carreira na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atualmente professora de Matemática e coordenadora da área de Ciências Exatas, no Ensino Médio Tempo Integral, na Escola Estadual Carlos Luz, em Governador Valadares – MG. Professora Universitária. Responsável pelo Serviço de Apoio em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Tradução-Interpretação em Libras no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.
Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Possui cursos de capacitação e atualização em atendimento ao público. Responsável pelas demandas administrativas e atendimento aos alunos no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.
Graduanda no curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Rio Doce. Possui curso intermediário completo em Inglês. Responsável pelas demandas administrativas e atendimento aos alunos no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.
Ensino médio completo e Curso de Informática. Responsável pelas demandas administrativas e atendimento aos alunos no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.