Nesta quinta-feira, 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário. Ainda durante a graduação, o estágio garante ao estudante os primeiros passos na futura profissão, com oportunidade para começar a aprender a prática e a rotina do mercado de trabalho. Em alguns casos, o estágio é requisito obrigatório para cumprir carga horária do projeto pedagógico de seu respectivo curso. O coordenador do Centro de Empregabilidade e Oportunidades (CEO) da Univale, professor Leonardo Carneiro, considera que a prática, mesmo quando não é obrigatória, é importante para complementar a formação do aluno.
As atividades desempenhadas no estágio, acrescenta o coordenador do CEO, devem estimular a prática sob orientação da teoria aprendida em sala de aula. “É importante destacar que o estágio deve ser feito na área de formação do aluno, ou em áreas afins, para que possa conectar o aprendizado teórico à prática que estará vivenciando. A partir daí, a formação profissional do aluno está alinhada e completa, pois vivenciou a teoria e a prática, conjugando o que há de melhor em cada uma dessas fases do aprendizado”, observou Leonardo Carneiro.
A atuação no estágio ainda precisa ser supervisionada por um profissional da área disposto a acompanhar e orientar os estagiários. “O estagiário em uma empresa é reconhecido por estar vinculado a uma instituição de ensino e por ser supervisionado por um profissional formado da empresa em que faz o estágio. Dessa forma, as atividades que o estagiário vai desenvolver devem ser sempre monitoradas. Devemos nos lembrar que o estagiário está na fase de aprendizado para que se torne, ao final do seu curso, um profissional formado e pronto para trabalhar em sua área de atuação”, ressaltou o coordenador do CEO.
Os alunos da Univale que se interessem em oportunidades para aprender com a experiência prática podem receber orientações no Setor de Estágios do CEO, o contato é pelos telefones (33) 3279-5549 ou (33) 98453-8271. Em Governador Valadares existem possibilidades de vaga em empresas privadas, órgãos públicos, ou mesmo na própria universidade.
Estudante do 8º período de Psicologia, Yandra dos Santos Gonçalves vive há nove meses, no Espaço A3 da Univale, a primeira experiência com estágio extracurricular. Os conhecimentos adquiridos, para ela, ajudam a desenvolver habilidades que não surgiriam somente nas salas de aula, em áreas como pesquisa e atendimento.
“E isso traz uma certa satisfação com o curso. A gente consegue se visualizar atuando mesmo na área que a gente gosta. E quando você percebe que está pondo em prática tudo que está aprendendo no curso, ganhando experiência e contato com outros profissionais da área, isso traz satisfação não apenas como estudante, mas como pessoa também e futura profissional da área”, avaliou Yandra.
Atualmente no 6º período de Jornalismo, Júlia Meneguelli já faz estágios desde o 2º período. Depois de um ano na TV Alterosa, teve uma breve experiência em agência de comunicação – “mas não chegou a ser um estágio, porque eu não cheguei a assinar contrato nem nada”, enfatiza – e passou pelo portal Diário do Rio Doce e pela TV Leste antes de chegar à Univale TV, onde hoje produz conteúdo informativo.
“Eu faço estágio durante praticamente toda minha faculdade. A experiência é imprescindível, fundamental. Faz a gente ter uma percepção de mercado e ajuda a gente a se encontrar dentro da profissão. Ainda mais no jornalismo, que é uma área muito ampla. O estágio ajuda a perceber o que você quer e o que você não quer”, comentou Júlia.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios