visita de alunos de Harvard

Estudantes e professores de Harvard visitam campus da UNIVALE

04 julho, 2024

Alunos fazem parte do programa de estudos brasileiros na universidade norte-americana

Na tarde da última quarta-feira, 3, o campus II da UNIVALE recebeu a visita de doze pessoas da Universidade de Harvard, que fica em Massachusetts, nos Estados Unidos. O grupo, composto por professores e alunos da universidade norte-americana, veio ao Brasil para um intercâmbio de seis semanas, com o objetivo de conhecer mais sobre a cultura do país, e vivenciar na prática o conteúdo visto dentro do programa de estudos brasileiros.

“A maior parte do programa acontece em São Paulo, no nosso escritório, e a proposta é que os alunos aprimorem o português e conheçam um pouco das diferentes realidades no Brasil, focando em temas de justiça social, equidade e direitos. Ano passado a gente veio, fez uma visita exploratória para ver por onde faria sentido trazê-los, quais temas que a gente poderia ligar ao conteúdo do curso, e a gente se interessou muito em passar por Valadares, já que passava no meio de um trajeto onde a gente tinha vários outros pontos de interesse para falar sobre migração”, explica o professor Tiago Genoveze, Diretor do programa de estudos do Brasil em Harvard. “É impossível você morar em Boston, ir em uma loja, um açougue, uma padaria brasileira e não conhecer gente daqui de Valadares”, complementa.

De acordo com o professor, além da migração, a passagem por Minas Gerais também trouxe a possibilidade de explorar outros temas, como a mineração, as comunidades de atingidos pelo rompimento de barragens, a história afro-brasileira e os povos indígenas. Em Governador Valadares, o grupo reservou uma tarde para conhecer a UNIVALE e a cidade. “O momento é curto, mas para nós é muito rico ver os nossos alunos interagindo com os alunos aqui da UNIVALE”, ressalta.

Parceria com Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional

A visita ocorreu graças a uma parceria estabelecida entre o programa e o Neder — Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional da UNIVALE, coordenado pela professora Sueli Siqueira, que há anos estuda o movimento migratório de brasileiros para os Estados Unidos. De acordo com Sandra Nicoli, professora da UNIVALE e pesquisadora do Neder, essa parceria começou em 2023, quando a primeira visita exploratória aconteceu, e viu-se a oportunidade de estreitar laços entre os dois grupos.

Os visitantes foram recebidos na universidade com um almoço com comidas típicas de Minas Gerais, com participação da reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes, da diretora de pesquisa, pós-graduação e extensão, professora Elaine Pitanga, e de outros professores da instituição. Após o almoço, a comitiva conheceu a sede do Neder, e em seguida participou de uma conversa com alunos da graduação da UNIVALE, conduzida pela professora Sandra Nicoli.

“Preparamos para eles uma apresentação sobre migração, como se iniciou esse elo entre Governador Valadares e os Estados Unidos, a ida dos primeiros brasileiros, explicando que região é essa e o que ela traz de significativo”, ressalta a professora. Depois da conversa e da visita ao campus, os visitantes foram conduzidos por um percurso em alguns pontos de Governador Valadares que mostram características da cultura migratória, passando pelos bairros São Pedro e Esplanadinha, pela praça do Imigrante, e encerrando no Mercado Municipal.

Momento rico para troca de experiências

Estudantes de Harvard e da UNIVALE usaram a mesma palavra para definir a troca de experiências: fantástica. Para Thalles Wilgner Neder, estudante do quarto período de Medicina aqui da UNIVALE, “receber esses alunos de Harvard aqui foi maravilhoso, para aprimorar nossos estudos, nossas relações interpessoais. Estou muito feliz mesmo de recebê-los, já fiz vários amigos aqui”, brinca.

Já Ian Fernandez, que é aluno de Harvard, gostou principalmente da oportunidade de conhecer de perto o que já viu em sala de aula. “É muito interessante escutar as histórias das pessoas daqui, histórias reais, verdadeiras, porque nos últimos três semestres nós falamos muito sobre imigrantes, educação, e foi muito legal agora escutar as histórias reais”. Ian começou a estudar português há dois anos, e viu na visita também uma excelente oportunidade para praticar o idioma.

visita de alunos de Harvard
Ian, à direita, e Thales, à esquerda.