Sumário
O evento, que marcou o Novembro Azul, buscou conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde
Os estudantes de Enfermagem da UNIVALE tiveram a oportunidade de vivenciar a prática em saúde fora do ambiente acadêmico. O evento foi uma parceria com a Cemig, que convidou o 8º período do curso e o grupo de saúde pública para realizar uma tarde de educação e saúde voltada para os homens que trabalham na empresa.
Sob a coordenação da professora Heloine Martins Leite, foram ministradas palestras, dinâmicas e verificação de sinais vitais, abordando temas relevantes sobre a saúde masculina. O evento, que marcou o Novembro Azul, teve como objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde.
A experiência prática fora do ambiente acadêmico proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais, ampliando sua compreensão e habilidades. “A educação em saúde fora da Estratégia Saúde da Família (ESF) permite que os alunos compreendam melhor o contexto social, econômico e cultural em que as questões de saúde estão inseridas, o que pode enriquecer seu conhecimento e sua abordagem futura na área da saúde”, afirmou a professora Heloine.
O evento foi um sucesso e evidenciou a importância de envolver os futuros profissionais de saúde em ações que vão além da sala de aula, proporcionando uma experiência prática enriquecedora para sua formação. “Com iniciativas como essa, é esperado que mais pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde masculina e adotem medidas preventivas, para garantir uma vida saudável. A parceria entre instituições educacionais e empresas tem se mostrado fundamental para promover a educação em saúde e o bem-estar da comunidade”, concluiu a docente.
A prática em saúde fora do ambiente acadêmico
Com a participação de aproximadamente 30 homens, de diferentes faixas etárias, o evento proporcionou dinâmicas e conteúdos informativos sobre os cuidados diários, prática de exercícios, alimentação saudável e a importância dos exames periódicos.
Durante a palestra, os estudantes destacaram as principais comorbidades que afetam os homens atualmente e ressaltaram a importância da prevenção como forma de evitar o agravamento de doenças.
A iniciativa foi bem recebida pelo público, que demonstrou interesse em adotar hábitos mais saudáveis e buscar atendimento médico regularmente. “A experiência foi única e enriquecedora, proporcionando aprendizado sobre a comunicação com diferentes públicos e a importância da atenção voltada para a saúde masculina. A palestra reforçou a importância de promover o autocuidado e estimular mudanças positivas nos hábitos de vida”, destacou a estudante Alanna Lindolfo Pitol Araújo.
Os participantes solicitaram que o grupo retornasse para abordar outros temas relacionados à saúde masculina. “Isso demonstra que nem todos têm o estigma social de evitar exames e cuidados com a saúde. O interesse despertado pelos participantes reforça a importância de conscientização contínua nessa área”, reforçou a aluna Mariana Pinheiro Caldas.