A ideia é que no próximo ano, as oficinas do projeto aconteçam nos laboratórios da universidade
A UNIVALE participou de uma reunião com o SAAE, a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, a concessionária Águas de Valadares e o Sebrae para planejar as próximas etapas do projeto “De Olho no Óleo – Bolha de Sabão”. A iniciativa tem como objetivo combater o descarte inadequado de óleo de cozinha no município, problema que causa entupimentos, prejuízos ambientais e danos ao sistema de saneamento.

Entre as ações discutidas, está a realização de oficinas voltadas para o reaproveitamento do óleo de cozinha recolhido em diversos pontos da cidade. Nessas oficinas, moradores aprenderão a produzir sabão a partir do material arrecadado, contribuindo para o reaproveitamento correto do resíduo e possibilitando, inclusive, uma alternativa de renda para as comunidades.
O coordenador do curso de Farmácia da UNIVALE, professor Thalisson Gomides, participou da reunião e destacou a importância da iniciativa. “Nós, como universidade, nos colocamos à disposição para oferecer oficinas que possam ensinar as pessoas e comunidades a transformar o óleo em sabão. Além disso, esse sabão pode ser comercializado, dando um destino muito mais interessante ao resíduo”, explicou.
Você pode se interessar por:

A ideia é que no próximo ano, as oficinas aconteçam nos laboratórios da universidade, trazendo a comunidade para participar da produção. “Os pontos de coleta já estão espalhados pela cidade. A arrecadação pode ser feita em diversos locais, como aqui na UNIVALE – nas próximas semanas – além de mercados, shopping, no próprio Saae e em outras localidades que serão divulgadas em breve”, concluiu o professor.
Com a parceria entre instituições públicas, privadas e a academia, o projeto promete ampliar a conscientização ambiental e oferecer caminhos sustentáveis para o manejo correto do óleo de cozinha, beneficiando toda a população de Governador Valadares.








