O projeto Farmacêuticos do Futuro é uma atividade de inovação curricular do curso de Farmácia da Univale e tem como objetivo preparar os futuros profissionais para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde.
Nesta primeira etapa do projeto Farmacêuticos do Futuro, os alunos do 3º período desenvolveram e avaliaram diferentes metodologias de extração de DNA, realizaram exame de sexagem fetal em gestação de 8 semanas, que é o exame que identifica o sexo do bebê, e propuseram uma nova forma de avaliar o antibiograma, ou seja, exame laboratorial.
De acordo com o professor Rafael Gama, esta atividade garante aos alunos um grande diferencial no mercado de trabalho, pois as metodologias de diagnósticos baseados em DNA/RNA já estão sendo inseridos no serviço de saúde. “Desta forma, nossos alunos dão um salto a frente! Eles já estão se preparando para trabalhar com as tecnologias que muito provavelmente já estarão na rotina do farmacêutico daqui a três ou cinco anos”.
A sexagem fetal por exemplo já é executada em laboratórios de grande porte, localizados exclusivamente nos grandes centros. Entretanto, com o rápido avanço tecnológico, esta metodologia estará disponível nos laboratórios do interior. “Inclusive já temos condições de realizar essa metodologia, como aula prática, aqui na universidade”, destacou o professor Rafael.
Nas próximas etapas do projeto, os alunos serão estimulados a desenvolver novas metodologias, realizar visitas técnicas as a centros tecnológicos, criar times interdisciplinares, elaborar projetos e criar startups.
Colaboração: professor Rafael Gama
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios