PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto do filme Soul sendo exibido para colaboradores da UNIVALE

Janeiro Branco: filme Soul promove conscientização para valorizar o presente

26 janeiro, 2026

A apresentação do filme Soul promoveu uma pausa na rotina de trabalho dos colaboradores da universidade

Cartaz do filme Soul
Cartaz do filme Soul

Valorizar a vida no momento presente, mas sem deixar de lado os objetivos e as metas. Essas foram as reflexões propostas em ação da campanha Janeiro Branco na UNIVALE, com sessões do filme Soul, animação da Disney e do estúdio Pixar lançada em 2000. Com direito a pipoca e refrigerante, o longa-metragem foi exibido sexta-feira (23) para colaboradores do campus II e na manhã de segunda-feira (26) no campus I, promovendo uma pausa na rotina de trabalho e incentivando o equilíbrio no dia a dia como gesto de cuidado com a saúde mental.

O filme Soul mostra a história de Joe Gardner, um pianista que dá aulas de música para jovens em uma escola, mas que sonha com uma carreira em uma banda de jazz. No dia em que faria a primeira apresentação em um novo conjunto, Joe sofre um acidente que separa a alma de seu corpo e, para retornar a tempo do show, ele se torna mentor de uma alma que ainda não nasceu e que sequer deseja vir à Terra. Agora, Joe quer dar um senso de propósito à sua nova aluna, ao mesmo tempo em que busca reconectar sua alma a seu corpo.

Foto de duas pessoas produzindo pipocas em um carrinho de pipoca
Durante a exibição do filme, pipoca foi distribuída à vontade

As exibições de Soul na UNIVALE foram de iniciativa do Setor de Desenvolvimento Humano da universidade. Após o filme, o psicólogo organizacional na instituição, Lucas Macedo, falou aos funcionários da UNIVALE sobre as reflexões que podem ser feitas com a animação.

“Esse filme traz várias reflexões, a primeira é a de persistir em nossos sonhos. Mas a maior reflexão é a de viver a vida no presente, viver a vida enquanto ela está acontecendo. Muitas pessoas esperam por realizações como conquistar casa própria, carro, formação ou relacionamento. São muitas conquistas que a gente coloca à frente da nossa felicidade, e às vezes se esquece de viver o que acontece agora”, avaliou Lucas.

Mesmo quando alguns planos não se concretizam, observou o psicólogo, é possível ser feliz em momentos aparentemente simples do cotidiano. “O filme fala muito sobre propósito. Às vezes a gente constrói essa ideia de propósito de uma forma tão gigante, e se esquece do dia a dia e das coisas simples da vida. A mensagem que a gente quer passar é a de que vocês não se esqueçam de viver a vida de vocês, plenamente, no dia a dia. O Janeiro Branco traz essa reflexão sobre viver a vida, buscando o equilíbrio e pensando na saúde mental”, afirmou.

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
selo de responsabilidade social das IES 2025 - 2026Selo Rede ODS Brasil
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down