Os eventos acontecem entre os dias 23 e 27 de maio, e o tema do Seminário deste semestre é Saúde Indígena
Com o tema “Saúde Indígena”, a Semana Acadêmica e V Seminário Integrador do curso de Fonoaudiologia tiveram sua abertura no dia 23 de maio. Com trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob a orientação das professoras do curso para a submissão ao Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale, os eventos estão acontecendo de forma integrada, e contarão também com mini cursos de áreas específicas da Fonoaudiologia.
O propósito da Semana Acadêmica é promover trocas entre os alunos e professoras, além de apresentar novas possibilidades de atuação para os futuros fonoaudiólogos. Já as atividades do Seminário Integrador, como as demais ações da universidade, buscam um impacto real na comunidade, por isso, nesta edição os alunos vão estudar diversos aspectos da saúde indígena no âmbito da fonoaudiologia.
Além da abertura da Semana Acadêmica, a programação do dia 23 de maio incluiu a apresentação de seminários dos grupos do 5º período de Fonoaudiologia, com o subtema: “Intervenção fonoaudiológica nas diferentes fases da vida dos povos indígenas (4 grupos: infância, adolescência, adulto e senescência)”, tendo a professora Maria Elisabeth como referência.
Os trabalhos apresentados foram: a intervenção fonoaudiológica nos impactos vocais causados por hábitos culturais deletérios em adolescentes indígenas; a pertinência do aleitamento materno e da atuação fonoaudiológica nas diferentes regiões indígenas brasileiras; acesso aos serviços de saúde pela população indígena e cultura indígena, senescência, alcoolismo e doenças relacionadas.
No segundo dia da Semana Acadêmica, 24 de maio, foram abordados os subtemas: “Desafios associados às doenças prevalentes na população indígena (imunização, tratamento, prevenção)” e “Linguagem indígena”, ambos tendo como referência a professora Flávia Baldow.
Os alunos apresentaram os trabalhos: a Covid-19 na comunidade indígena; a tuberculose como um importante problema de saúde para as comunidades indígenas, tendo a Fonoaudiologia como opção terapêutica; insegurança alimentar e as doenças crônicas não transmissíveis na população indígena e a linguagem não verbal indígena em uma perspectiva fonoaudiológica.
O último dia de apresentação dos seminários será 26 de maio. Neste dia os alunos do primeiro período de Fonoaudiologia, com a professora e coordenadora do curso, Luciana Silveira, como referência, apresentarão os trabalhos relacionados com o subtema “Cultura Indígena”.
Os calouros apresentarão os seguintes trabalhos: povos indígenas - contato interétnico, estereótipos e resiliência; a importância das músicas e cantigas na cultura indígena; atuação e funcionamento das Casas de Apoio à Saúde Indígenas (Casai) e “A voz indígena importa”.
A Semana Acadêmica ainda contará com minicursos de áreas específicas da Fonoaudiologia e serão exclusivos para alunos do curso. Hoje, dia 25, a professora Flávia Baldow Botelho ministrará “Eletrofisiologia da Audição: aplicação e atuação - do diagnóstico ao monitoramento”. Além disso, Tatiana Gonçalves Guimarães Martins, especialista em Audiologia e pós-graduanda em Fonoaudiologia do trabalho, ministrará o minicurso “Audiologia Ocupacional: o que tenho que saber para atuar na área”.
Fechando o último dia com mais uma convidada super especial, os alunos poderão participar do minicurso “Atuação fonoaudiológica na apraxia de fala na infância (AFI)”, com a especialista em Linguagem e pós graduada em Desenvolvimento Infantil, Tamiris Akbart.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios