PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Acesse
Foto do ciclo de formação regimental, com coordenadores de cursos em dinâmicas sobre o funcionamento acadêmico da Univale

Capacitação sobre regimento da UNIVALE aborda funcionamento acadêmico dos cursos

01 outubro, 2025

Em caso de dúvidas em relação aos processos institucionais do funcionamento acadêmico, o regimento da UNIVALE é a principal fonte de informações

O ciclo de formação regimental da UNIVALE teve uma nova etapa na segunda-feira (29). Desta vez, o funcionamento acadêmico foi o foco da capacitação voltada aos coordenadores dos cursos de graduação da universidade, com atividades conduzidas pelas professoras Michelli Pimenta (coordenadora de Terapia Ocupacional) e Luciana Silveira (coordenadora de Fonoaudiologia). 

As dinâmicas realizadas priorizaram o trabalho em grupo entre os coordenadores, discutindo o funcionamento acadêmico dos cursos da instituição, em tópicos que incluíram modalidades, projetos pedagógicos, carga horária e organização da estrutura curricular, entre outros temas. Para Michelli, as atividades propostas aproximam o regimento e os coordenadores: “A gente faz essas dinâmicas para não ficar um trabalho de forma cansativa. Uma coisa é pegar o regimento e ler, outra coisa é entrar no regimento de forma lúdica. Esses encontros são muito importantes, e criam uma aproximação nossa com o regimento”.

Foto do ciclo de formação regimental, com coordenadores de cursos em dinâmicas sobre o funcionamento acadêmico da Univale

A coordenadora de Terapia Ocupacional salienta que, em caso de dúvidas em relação aos processos institucionais do funcionamento acadêmico, o regimento da UNIVALE é a principal fonte de informações.

“Esse trabalho, nesses encontros quinzenais, é uma forma de a gente estudar o regimento, para que tudo esteja de forma clara e objetiva para a gente. Hoje mesmo a gente está falando dos projetos pedagógicos dos cursos, que é a vida do curso, e falamos de matriz curricular também. São temas importantíssimos, e a gente tem que estar sempre nos atualizando, para conduzir com mais leveza e mais clareza nossos processos institucionais”, pontuou Michelli.

Luciana Silveira acrescenta que a opção por desenvolver dinâmicas em grupo é para reforçar que os coordenadores não trabalham sozinhos, mas contam com o apoio de órgãos que auxiliam a direcionar o funcionamento acadêmico dos cursos.

“Quando a gente recebeu a tarefa de falar desse trecho do regimento, a gente percebeu que o tema é realmente o que a gente trabalha no dia a dia. E, mesmo sendo coisa rotineira, algum detalhe pode ficar para trás. Fazer as dinâmicas em grupo é justamente para lembrar dos detalhes que podem ser esquecidos, além de trazer práticas exitosas de algum coordenador que possa servir de exemplo para outro. Essas dinâmicas trazem para a nossa prática, do dia a dia do coordenador, o funcionamento do curso e tudo aquilo que está no regimento. São conhecimentos que a gente precisa saber de cor e salteado, para que os cursos funcionem com harmonia”, avaliou a coordenadora de Fonoaudiologia.

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Selo Rede ODS Brasil
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down