Pró-reitora acadêmica avalia que o regimento será melhor compreendido pelo corpo docente, que estará mais capacitado para resolver situações no cotidiano da UNIVALE
Periodicamente, a Pró-reitoria Acadêmica da UNIVALE (Proacad) se reúne com coordenadores de cursos para promover capacitações ao corpo docente da universidade. Neste semestre, esses encontros, chamados de Café com a Proacad, serão realizados quinzenalmente, com a realização do Ciclo de Formação Regimental. Será a oportunidade em que os coordenadores contribuirão para aprimorar o regimento geral da instituição.
O lançamento do Ciclo de Formação Regimental aconteceu na segunda-feira (4). Na ocasião, a pró-reitora acadêmica da UNIVALE, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho, dividiu os coordenadores em nove grupos, cada um deles sob orientação de uma pedagoga, para realização de um estudo colaborativo sobre interpretações e aplicação do documento que rege a universidade.

“O regimento é relativamente novo, a gente precisa discutir. Porque só quando começamos a aplicá-lo a gente entende se está funcionando, se tem lacunas ou ambiguidades. Nessa releitura nós vamos identificar esses pontos críticos e propor soluções para aprimorar o regimento. A gente dividiu os coordenadores em grupos temáticos, cada grupo será responsável por uma parte do documento. Eles vão fazer uma síntese, com linguagem acessível, para apresentar e trazer os pontos críticos e propostas com os demais coordenadores. Cada parte do regimento tem um tema e vai ficar com um grupo de coordenadores”, explicou Adriana.
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Com as contribuições dos coordenadores e eventuais colaborações de outros setores da universidade, a pró-reitora avalia que o regimento será melhor compreendido pelo corpo docente, que estará mais capacitado para resolver situações no cotidiano da UNIVALE.

“A gente começa a ter situações se repetindo no dia a dia, com alunos ou professores, e o objetivo do regimento é ser o pilar que direciona nossas decisões. Se acontece alguma situação com um aluno e gera uma dificuldade, então algo não está claro nem para o aluno e nem para o coordenador do curso. Então o objetivo é aprimorar. Esse estudo colaborativo será muito rico. O regimento é uma criação coletiva, mas nem todos participam de todas as etapas. Agora, todo mundo vai conhecer tudo”, afirmou Adriana.
Para o coordenador dos cursos de Administração e de Gestão de Recursos Humanos, o professor Luan Sodré, a formação regimental é importante para alinhar a interpretação e a aplicação do regulamento da universidade. “A gente recorre ao regimento sempre que acontece alguma situação em que é necessário fazer uma consulta. Naquele momento de consulta, às vezes é necessário ter uma interpretação, e, embora o texto esteja bem redigido, outros membros do corpo docente podem fazer alguma interpretação diferente. Ter essa formação, revisitando o documento de forma coletiva, a gente pode ter uma melhor interpretação, evitando que haja múltiplas interpretações de um documento pensado coletivamente”, disse Luan.
