O 1º Fórum do Programa de Monitoria Voluntária da UNIVALE reuniu alunos e professores para discutir como os estudantes podem apoiar os docentes a ministrar o conteúdo das disciplinas. No edital mais recente, para a realização do programa no segundo semestre letivo de 2023, foram 185 vagas propostas pelos professores dos cursos de graduação, para serem preenchidas por estudantes que anteriormente já foram aprovados nas disciplinas listadas e se dispõem a ajudar colegas atualmente cursando essas disciplinas. Os alunos selecionados receberão certificados de exercício de monitoria.
Na abertura do Fórum, a diretora de Ensino Presencial da UNIVALE, Cláudia Reis, lembrou da longa tradição acadêmica da UNIVALE e considerou que a monitoria voluntária em muito contribui para o sucesso contínuo da universidade, com oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos, e fomentando uma comunidade de aprendizagem colaborativa e enriquecedora.
“Este é um momento muito especial, porque reunimos aqui estudantes, professores e administradores, para discutir e promover o programa de monitoria voluntária, desempenhando um papel tão importante em nossa comunidade acadêmica. Quando pensamos na universidade, muitas vezes pensamos em salas de aula e laboratórios, nos livros e nas pesquisas. No entanto, a monitoria voluntária é vital, porque une todos esses elementos. Através da dedicação e do comprometimento dos nossos alunos, o processo de aprendizado se torna mais rico e significativo, e estamos aqui para celebrar isso e explorar como podemos aprimorar o programa”, afirmou Cláudia.
O programa de monitoria voluntária é executado pelo Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3). Na avaliação do coordenador do Espaço A3, Edmarcius Carvalho Novaes, a participação na monitoria é significativa para os alunos, pois, embora não haja remuneração, traz ganhos na trajetória acadêmica e profissional dos participantes.
“O propósito da monitoria na universidade é oferecer ao aluno a oportunidade de acompanhar o professor em um conteúdo em que esse estudante teve sucesso. Isso é um diferencial para o currículo do aluno. Em muitas áreas, a vivência da monitoria, depois que o aluno se forma, tem permitido algumas oportunidades, como residência e outras possibilidades profissionais. Isso faz diferença nas seleções, e é oportunidade também para os professores que oferecem essas vagas. Porque ter um aluno monitor pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem que ele oferece para aquela turma, formando novas pessoas. É importante também para os alunos que desejam a docência após formados”, observou Edmarcius.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios