Na próxima terça-feira (13), a Fundação Percival Farquhar (FPF) e a Univale, juntamente com o Galpão 205 e a FCJ, receberão empresários e parceiros para o evento que irá marcar o início da operação 205 Ventures. Esta parceria foi firmada no mês de maio deste ano e já colhe frutos que serão apresentados no evento. A 205 Ventures tem como objetivo incubar, acelerar e tracionar startups que tragam soluções para as mazelas da população em risco social e de baixa renda, com dificuldade em moradia, saúde, infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura, lazer, entre outras.
Para o presidente da FPF Rômulo César Leite Coelho, esta parceria foi um passo muito importante dentro da história da FPF. “É muito mais que buscar novas formas de receitas para as mantidas (Univale, Univale TV e Eteit), mas que vai nos aproximar ainda mais da comunidade, pois juntos vamos ter a oportunidade de trabalhar para buscar startups que tragam soluções para as mazelas da população. A nossa ideia é conseguir fomentar o empreendedorismo local, descobrir novos talentos e dar suporte para o desenvolvimento de ideias inovadoras”, assegura.
A reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha também comemora a parceria. “Vamos construir uma fábrica de startups dentro da nossa universidade, o que vai nos proporcionar o desenvolvimento de novas empresas em Valadares e região. Teremos inúmeras oportunidades de ajudar a transformar a cidade que nos acolhe em todos esses anos. Temos que caminhar junto com nossa cidade, que tem avançado em políticas da ciência, da tecnologia e da inovação, visando o desenvolvimento econômico da nossa cidade a longo prazo, fomentando uma economia moderna e capaz de oferecer melhores oportunidades de emprego e renda às pessoas que aqui residem ou trabalham”, garante a reitora.
As operações da 205 Ventures começam já com cinco startups sendo trabalhadas, em diferentes estágios de desenvolvimento, mas todas causando impacto positivo no território em que estão inseridas. As startups já no portfólio da 205 Ventures são BePet, MyReal, Sigma, Raízes do Etanol e Forest Seed. Conforme o CEO da 205 Ventures e assessor de negócios e inovação da Univale, Marcos Almada, a venture builder inicia suas operações com ações vendidas que já garantem a sustentabilidade do negócio. “Nosso papel é selecionar startups, desenvolver e aproximá-las do mercado, e trazendo depois investidores, para que elas possam escalar. Esse é o papel de uma venture builder, é o papel da 205 Ventures. O que nós vamos fazer é comunicar que já captamos recursos. Somos uma sociedade de capital fechado, que capta acionistas, e 60% das ações estão com o Galpão, a FCJ e a Univale. Estamos então captando 40% de acionistas para investirem no nosso projeto”, afirmou Almada.
Para interessados em participar, favor confirmar presença pelo e-mail eventos@univale.br ou pelo telefone (33) 3279-5959.
ASCORG/UNIVALE
09/09/2022
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios